Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1226
Compartilhe esta página
Título: | O uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação como ferramentas de gestão do conhecimento na modalidade de educação a distância |
Autor(es): | Maria de Almeida, Magaloni |
Palavras-chave: | Conversão do Conhecimento; Educação a Distância; Tecnologia da Informação e Comunicação; Gestão do Conhecimento |
Data do documento: | 31-Jan-2009 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Maria de Almeida, Magaloni; Ricardo Costa de Mendonça, José. O uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação como ferramentas de gestão do conhecimento na modalidade de educação a distância. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. |
Abstract: | O propósito desta pesquisa foi verificar como as Tecnologias de Comunicação e Informação são utilizadas como ferramentas da Gestão do conhecimento na Modalidade de Ensino a Distância no Centro de Educação a Distância - CED do Centro Universitário do Norte - UNINORTE trazendo como objetivos específicos: (I) identificar quais as TICs são adotadas na modalidade de EAD no Centro de Educação a Distância do UNINORTE; (II) analisar se as TICs são utilizadas no Uninorte na EAD do Uninorte como modo de conversão do conhecimento; e (III) avaliar qual a função das TICs na Gestão do conhecimento na relação UNINORTE alunos de EAD. Esta pesquisa foi realizada com a utilização de um único estudo de caso, utilizando a abordagem predominantemente qualitativa. A análise dos dados foi feita por meio de cruzamento das respostas dos questionários respondidos pelos professores e pelos alunos com a análise documental. Os questionários foram aplicados aos professores mais antigos do CED totalizando cinco e a 50 alunos que estão no terceiro período da estrutura curricular de seus cursos e que cursam disciplinas em dependência ou suplementação pelo EAD no UNINORTE. Por meio dos resultados obtidos, concluiu-se que as TICs podem ser utilizadas como ferramentas na gestão do conhecimento na modalidade de Ensino a Distância e que o uso das ferramentas das TICs proporciona a conversão do conhecimento, exceto no que se refere ao primeiro modo de conversão onde as ferramentas utilizadas atualmente no UNINORTE-CED, não proporcionam a socialização do conhecimento (combinação do conhecimento tácito com o conhecimento tácito) tendo em vista que é necessária a prática para que isso ocorra |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1226 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo309_1.pdf | 605,48 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons