Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1210
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ricardo Costa de Mendonça, José | pt_BR |
dc.contributor.author | Luiz de Paula, Silvio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T15:08:25Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T15:08:25Z | - |
dc.date.issued | 2010-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Luiz de Paula, Silvio; Ricardo Costa de Mendonça, José. Comunicação organizacional e responsabilidade social em instituições de ensino superior de Pernambuco : o uso de ferramentas de comunicação para a construção da impressão de organização socialmente responsável. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1210 | - |
dc.description.abstract | O gerenciamento de impressões, que tem suas origens nos trabalhos de Edward Jones e Erving Goffman (MENDONÇA, 2003), enquanto fenômeno comunicativo, é claramente parte de um processo de influência social. Do ponto de vista instrumental, é uma ferramenta que influencia no controle da imagem que a audiência desenvolve a respeito da organização. A presente dissertação investigou como as ferramentas de comunicação organizacional são utilizadas para gerenciar as impressões, dos públicos internos e externos, relativas à responsabilidade social em Instituições de Ensino Superior. Como arcabouço teórico, foram utilizados conceitos de Gerenciamento de Impressões, Formação de Impressões, Responsabilidade Social Empresarial, Teoria dos Stakeholders, Comunicação Organizacional, Cultura Organizacional e Estrutura Organizacional. A partir de um estudo de múltiplos casos, tendo como objeto de pesquisa três instituições de ensino superior de Pernambuco, o estudo possui uma abordagem qualitativa, realizando-se para a coleta de dados uma pesquisa de campo com a utilização de entrevistas semiestruturada, análise documental, observação direta em ambientes das instituições e observação indireta de fotografias e vídeos. Na análise do material coletado foram usados os métodos de análise de conteúdo e de discurso. Os principais resultados indicam que: a) embora tenham sido identificadas estratégias de gerenciamento de impressões sendo empreendidas, há um completo desconhecimento sobre a temática; b) dentre as estratégias mais utilizadas para construir uma imagem socialmente responsável destacam-se a exemplificação e a promoção organizacional; c) apesar de não se empenharem significativamente em comunicar aspectos de RS, as IES consideram os alunos seguidos dos professores como principais stakeholders-alvo de suas comunicações, denotando uma preocupação em manter relações positivas com os stakeholders; d) a RS faz parte da cultura das IES pesquisadas, embora com intensidades e características diferentes; e) as IES apresentam consistência entre a imagem transmitida em relação à RSE e suas culturas e identidades, pois costumam comunicar apenas o que realmente é praticado | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gerenciamento de impressões | pt_BR |
dc.subject | Comunicação organizacional | pt_BR |
dc.subject | Responsabilidade social empresarial | pt_BR |
dc.title | Comunicação organizacional e responsabilidade social em instituições de ensino superior de Pernambuco : o uso de ferramentas de comunicação para a construção da impressão de organização socialmente responsável | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo274_1.pdf | 4,85 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons