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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12106

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorATHIAS, Renato Monteiro
dc.contributor.authorPRESTES, Lauro José de Albuquerque
dc.date.accessioned2015-03-12T12:13:20Z
dc.date.available2015-03-12T12:13:20Z
dc.date.issued2013-09-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12106
dc.description.abstractA escrita dessa dissertação teve como propósito a descrição das práticas interculturais que são utilizadas para a permanência do diálogo entre a Organização dos Professores Indígenas de Roraima (OPIRR) e a Secretaria de Estado da Educação e Desportos (SEED), na mediação pela consolidação de garantias constitucionais asseguradas as Escolas Indígenas em Roraima. A pesquisa foi desenvolvida entre os anos de 2011 e 2013, na cidade de Boa Vista e interior do estado, a partir da pesquisa documental, sobre fontes fornecidas pela SEED/DIEI, com a colaboração de professores indígenas associados à OPIRR, assim como através da observação participante realizada durante a realização de reuniões, encontros e assembléia de professores indígenas. Através dessa abordagem antropológica, versada sobre o discurso organizacional movido pela OPIRR em Roraima, acreditamos ter demonstrado a importância do diálogo intercultural produzido por esta organização indígena, na busca pela construção de uma sociedade justa, democrática e plural, no qual todos possam ter seus direitos reconhecidos e assegurados frente à Constituição brasileira.pt_BR
dc.description.sponsorshipCentro de Estudos e Pesquisas da Amazôniapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPráticas culturalistaspt_BR
dc.subjectDiálogo interculturalpt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.titleEducação e diversidade em contexto de interculturalidade: a importância da OPIRR para a consolidação da educação indígena diferenciada em Roraima/RRpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCIRINO, Carlos Alberto Marinho
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Antropologia

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