Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1180

Comparte esta pagina

Título : Incentivo e Inibição ao Empreendedorismo Pelas Práticas Didático-Pedagógicas de Seis Cursos de Graduação em Administração da Região Metropolitana do Recife: a Percepção dos Alunos Empreendedores
Autor : Gitirana Gomes Ferreira, Paulo
Palabras clave : Administração Cursos de graduação Empreendorismo e práticas didático-pedagógicas; Empreendorismo (Administração) Cursos de graduação
Fecha de publicación : 2002
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Gitirana Gomes Ferreira, Paulo; Lincoln Carneiro Leão de Mattos, Pedro. Incentivo e Inibição ao Empreendedorismo Pelas Práticas Didático-Pedagógicas de Seis Cursos de Graduação em Administração da Região Metropolitana do Recife: a Percepção dos Alunos Empreendedores. 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Resumen : Esta dissertação constitui-se numa investigação das práticas didático-pedagógicas de seis cursos de graduação em administração, da Região Metropolitana do Recife, enquanto estratégias de ensino que incentivam ou inibem o empreendedorismo, tudo apenas segundo a percepção dos alunos empreendedores. A pesquisa foi realizada em três etapas. A primeira foi um levantamento exploratório das práticas em uso. Numa segunda, foram aplicados questionários a quatrocentos e oitenta e seis alunos de seis cursos de graduação em Administração da Região Metropolitana do Recife, investigando o incentivo ou inibição de quinze práticas didático-pedagógicas dos cursos em relação ao empreendedorismo. A terceira etapa, fruto da anterior, constituiu-se em entrevistas semi-estruturadas e dirigidas aos alunos que já eram empreendedores, com o objetivo de aprofundar a investigação. No limite do que representa a percepção dos alunos empreendedores, o estudo indica que práticas simuladoras de atividades empreendedoras tendem a incentivar o empreendedorismo nos alunos, enquanto as que se restringem à transmissão do conhecimento tendem a não incentivar. O trabalho também indica que o curso de graduação em administração pode muito bem estimular atitudes e desejo de estudantes de se desenvolverem como empreendedores, mas a experiência pessoal empreendedora é única e insubstituível
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1180
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo1744_1.pdf1,39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons