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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11715

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Title: Artes de cuidar e ser cuidado: experiências terapêuticas integrativas na perspectiva da dádiva
Authors: MARTINS, Daniela Maria Barreto
Keywords: Dádiva; Cuidado; Terapias integrativas; Experiência comunitária
Issue Date: 31-Jan-2014
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta tese propõe uma integração conceitual entre a teoria da dádiva e o conceito de cuidado como aporte para a interpretação de um conjunto de experiências comunitárias de construção do cuidado que se desenvolveram a partir de circuitos terapêuticos alternativos na cidade de Jacobina-BA. Trata-se de um estudo de caso, de natureza etnográfica, em que buscamos identificar, interpretar e compreender a formação destes circuitos bem como as formas singulares de apropriação das técnicas de cuidado disponíveis. Para tal, formulamos esquemas de significação e interpretação, tendo em vista as dimensões constitutivas da teoria da dádiva, quais sejam, o interesse, o desinteressamento, a obrigação e a liberdade. Reintroduzidas, a partir da interação ora proposta, com a conceituação do cuidado, estas dimensões foram traduzidas em nossos esquemas analíticos a partir das legendas: “cuidar e ser cuidado”, contemplando, simultaneamente, os planos do desinteressamento e da obrigação, enquanto compromisso ético-moral; “cuidar de si”, contemplando simultaneamente os planos do interesse em si e do interesse prático-instrumental; e “cuidar e criar”, contemplando os planos de liberdade e [re]criação. As técnicas de pesquisa utilizadas foram: etnografia do campo de pesquisa, que envolveu visitação aos espaços e observação participante, aplicação de questionários e realização de entrevistas com clientes, organizadores de círculos de práticas e terapeutas. Como requer uma pesquisa de cunho etnográfico, a apreensão da densidade do fenômeno se aprofundou, à medida que intensificamos a nossa imersão, o nosso contato e a participação nas experiências estudadas. Este estudo contribuiu para a compreensão do cuidado como ato comunitário em que todos participam do benefício e da doação, em contraposição a visões excessivamente assistencialistas que, nos termos da dádiva, tenderiam a inferiorizar aquele que se encontra na posição de receber benefícios apenas; avançar na análise das Terapias Integrativas para além da circunscrição aos fenômenos de nova era ou redução a “recursos terapêuticos” para aplacar sintomas indesejáveis, que foram aqui exploradas, em sua expressão total, como provedoras de referenciais cosmológicos a partir dos quais os grupos se orientaram na construção daquelas experiências; o Reconhecimento do trinômio saúde-doença-cuidado, com a proposição de uma Sociologia do Cuidado, em contraponto à genérica e outrora instrumental Sociologia da Saúde.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11715
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Sociologia

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