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Título : Coopetição: Tipologia e Impactos no Desempenho das Empresas da Indústria de Cachaça de Alambique do Estado de Minas Gerais
Autor : SOUZA LEÃO, Daniella Arruda Falcão de
Palabras clave : Estratégia; Coopetição; Desempenho; Cachaça
Fecha de publicación : 2004
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Arruda Falcão de Souza Leão, Daniella; Fernando Araújo de Moraes, Walter. Coopetição: Tipologia e Impactos no Desempenho das Empresas da Indústria de Cachaça de Alambique do Estado de Minas Gerais. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumen : Esta dissertação estuda a indústria de cachaça de alambique do estado de Minas Gerais à luz da Teoria da Coopetição que, apesar de recente relativamente a outros campos de estudo da Administração Estratégica, tem sido avaliada como relevante para a compreensão da dinâmica dos relacionamentos entre empresas concorrentes. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a indústria de cachaça artesanal, suas formas de coopetição e conseqüentes impactos da coopetição no desempenho das empresas. A estratégia de pesquisa adotada, do tipo survey, que se associa à corrente de investigação quantitativa, teve como técnica de coleta de dados a pesquisa telefônica. A amostra foi composta por 100 empresas produtoras e/ou envasadoras de cachaça formalmente constituídas do estado de Minas Gerais. Os dados foram tratados e analisados por meio de estatística descritiva e por testes de correlação, crosstabulation, Teste t, ANOVA e testes não-paramétricos. De acordo com os resultados, pode-se inferir que as empresas da indústria analisada tendem a ter comportamentos coopetitivos na etapa de mercado (comercialização, distribuição e determinação de preços), comportamento de coexistência na etapa de compras junto a fornecedores e comportamento de cooperação na etapa de produção. Por fim, apesar de a coopetição existir e poder ser caracterizada nesta indústria, tal estratégia não sustentou, de forma consistente, resultados de desempenho superiores a aqueles observados nas demais estratégias
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1128
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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