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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1128

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAES, Walter Fernando Araújo dept_BR
dc.contributor.authorSOUZA LEÃO, Daniella Arruda Falcão dept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:07:50Z
dc.date.available2014-06-12T15:07:50Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.citationArruda Falcão de Souza Leão, Daniella; Fernando Araújo de Moraes, Walter. Coopetição: Tipologia e Impactos no Desempenho das Empresas da Indústria de Cachaça de Alambique do Estado de Minas Gerais. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1128
dc.description.abstractEsta dissertação estuda a indústria de cachaça de alambique do estado de Minas Gerais à luz da Teoria da Coopetição que, apesar de recente relativamente a outros campos de estudo da Administração Estratégica, tem sido avaliada como relevante para a compreensão da dinâmica dos relacionamentos entre empresas concorrentes. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a indústria de cachaça artesanal, suas formas de coopetição e conseqüentes impactos da coopetição no desempenho das empresas. A estratégia de pesquisa adotada, do tipo survey, que se associa à corrente de investigação quantitativa, teve como técnica de coleta de dados a pesquisa telefônica. A amostra foi composta por 100 empresas produtoras e/ou envasadoras de cachaça formalmente constituídas do estado de Minas Gerais. Os dados foram tratados e analisados por meio de estatística descritiva e por testes de correlação, crosstabulation, Teste t, ANOVA e testes não-paramétricos. De acordo com os resultados, pode-se inferir que as empresas da indústria analisada tendem a ter comportamentos coopetitivos na etapa de mercado (comercialização, distribuição e determinação de preços), comportamento de coexistência na etapa de compras junto a fornecedores e comportamento de cooperação na etapa de produção. Por fim, apesar de a coopetição existir e poder ser caracterizada nesta indústria, tal estratégia não sustentou, de forma consistente, resultados de desempenho superiores a aqueles observados nas demais estratégiaspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectCoopetiçãopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectCachaçapt_BR
dc.titleCoopetição: Tipologia e Impactos no Desempenho das Empresas da Indústria de Cachaça de Alambique do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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