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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11136

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dc.contributor.advisorSILVEIRA NETO, Raul da Mota
dc.contributor.authorBARBOSA, Gabriel Veras Guimarães
dc.date.accessioned2015-03-06T14:16:57Z
dc.date.available2015-03-06T14:16:57Z
dc.date.issued2013-01-31
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11136
dc.description.abstractEsse trabalho se propôs a procurar uma explicação, com base nas informações disponíveis nos microdados da Prova Brasil 2011, sobre as diferenças no desempenho educacional na prova de matemática dos alunos do 5° ano do ensino fundamental dos estados de Pernambuco e Ceará. Para isso, foi utilizado o banco de dados do Prova Brasil 2011 referente aos estudantes da 4ª série (quinto ano) do ensino fundamental de Pernambuco a fim de associar as notas de Matemática desses alunos às suas características pessoais, da família, da escola e diretores, professores, comparando os resultados ao desempenho dos alunos do Estado do Ceará. A estratégia econométrica utilizada para estudar os determinantes do desempenho escolar em Pernambuco e no Ceará foi a estimação de um modelo Logit. Especificamente, estamos interessados em estudar a probabilidade de uma escola obter uma nota de matemática superior à nota mediana da distribuição conjunta, dadas as características observáveis dos alunos, dos professores e da própria escola. Quanto aos fatores associados ao desempenho educacional, quanto às características observáveis, destacam-se os fatores individuais dos alunos como o conjunto de variáveis com maior poder explicativo. No entanto, é importante considerar o conjunto de características das demais variáveis apresentadas para assim compreender de forma analítica os resultados apresentados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesempenho educacionalpt_BR
dc.subjectProva Brasilpt_BR
dc.subjectCaracterísticas observáveispt_BR
dc.titleA relação entre as características observáveis das escolas de Pernambuco e Ceará e seu desempenho na nota de matemática da Prova Brasil 2011pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia

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