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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11136
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVEIRA NETO, Raul da Mota | |
dc.contributor.author | BARBOSA, Gabriel Veras Guimarães | |
dc.date.accessioned | 2015-03-06T14:16:57Z | |
dc.date.available | 2015-03-06T14:16:57Z | |
dc.date.issued | 2013-01-31 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11136 | |
dc.description.abstract | Esse trabalho se propôs a procurar uma explicação, com base nas informações disponíveis nos microdados da Prova Brasil 2011, sobre as diferenças no desempenho educacional na prova de matemática dos alunos do 5° ano do ensino fundamental dos estados de Pernambuco e Ceará. Para isso, foi utilizado o banco de dados do Prova Brasil 2011 referente aos estudantes da 4ª série (quinto ano) do ensino fundamental de Pernambuco a fim de associar as notas de Matemática desses alunos às suas características pessoais, da família, da escola e diretores, professores, comparando os resultados ao desempenho dos alunos do Estado do Ceará. A estratégia econométrica utilizada para estudar os determinantes do desempenho escolar em Pernambuco e no Ceará foi a estimação de um modelo Logit. Especificamente, estamos interessados em estudar a probabilidade de uma escola obter uma nota de matemática superior à nota mediana da distribuição conjunta, dadas as características observáveis dos alunos, dos professores e da própria escola. Quanto aos fatores associados ao desempenho educacional, quanto às características observáveis, destacam-se os fatores individuais dos alunos como o conjunto de variáveis com maior poder explicativo. No entanto, é importante considerar o conjunto de características das demais variáveis apresentadas para assim compreender de forma analítica os resultados apresentados. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Desempenho educacional | pt_BR |
dc.subject | Prova Brasil | pt_BR |
dc.subject | Características observáveis | pt_BR |
dc.title | A relação entre as características observáveis das escolas de Pernambuco e Ceará e seu desempenho na nota de matemática da Prova Brasil 2011 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Economia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Gabriel Barbosa.pdf | 626,04 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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