Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11028

Compartilhe esta página

Título: Ressignificação do Construto Mentoria na Pós-Graduação Lato Sensu a Distância em Administração
Autor(es): Souza, Denise Clementino de
Palavras-chave: Mentoria; Mentoria face a face; E-mentoring; Educação a distância; Tecnologia da informação e comunicação; Comportamento organizacional
Data do documento: 20-Jun-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Denise Clementino de. Ressignificação do construto mentoria na pós-graduação lato sensu a distância em administração. Recife, 2013. 216 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013..
Abstract: Ao enfatizar a forma de mediação em detrimento do fenômeno como um todo, a literatura acadêmica acabada levando o leitor a crer que o e-mentoring é um construto isolado da mentoria. Ao discordar dessa ideia, esta tese teve como objetivo analisar até que ponto a mediação por tecnologias da informação e comunicação pode estabelecer um fenômeno distinto da relação de mentoria em cursos lato sensu a distância em administração. Para tanto, encontra-se a base em Hine (2000), que enfatiza o não estabelecimento de uma fronteira online-offline; Lévy (1996), que argumenta a oposição do real e virtual ser fácil e enganosa; Moore (2002), que ressalta a possibilidade de a distância ser vista a partir de uma perspectiva psicológica e não unicamente geográfica; Garrison et al (2000), que complementa afirmando a presença ser um aspecto social e não meramente físico; e Morin (2000), que ressalta a visualização dos fenômenos como um todo. A pesquisa foi delineada a partir da abordagem qualitativa (MINAYO, 1998). Foi considerado lócus o grupo de professores, tutores e alunos que fizeram ou fazem parte de um curso lato sensu a distância na área de administração no Brasil. Os dados foram coletados a partir de entrevistas por formulário do tipo estruturada, eletrônica e assíncrona operacionalizada pelo Surveymonkey. 117 sujeitos responderam a pesquisa, sendo desses 65 professores e tutores e 52 alunos. Foi utilizada a análise de conteúdo, do tipo enunciação (BARDIN, 2000). Os resultados indicam que não existem diferenças significativas que permitam dizer que o e-mentoring e a mentoria face a face sejam fenômenos distintos, tratando-se ambos de mentoria.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11028
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Denise Clementino de Souza.pdf2,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons