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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11028
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Mendonça, José Ricardo Costa de | - |
dc.contributor.author | Souza, Denise Clementino de | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-06T12:31:42Z | - |
dc.date.available | 2015-03-06T12:31:42Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-20 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Denise Clementino de. Ressignificação do construto mentoria na pós-graduação lato sensu a distância em administração. Recife, 2013. 216 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013.. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11028 | - |
dc.description.abstract | Ao enfatizar a forma de mediação em detrimento do fenômeno como um todo, a literatura acadêmica acabada levando o leitor a crer que o e-mentoring é um construto isolado da mentoria. Ao discordar dessa ideia, esta tese teve como objetivo analisar até que ponto a mediação por tecnologias da informação e comunicação pode estabelecer um fenômeno distinto da relação de mentoria em cursos lato sensu a distância em administração. Para tanto, encontra-se a base em Hine (2000), que enfatiza o não estabelecimento de uma fronteira online-offline; Lévy (1996), que argumenta a oposição do real e virtual ser fácil e enganosa; Moore (2002), que ressalta a possibilidade de a distância ser vista a partir de uma perspectiva psicológica e não unicamente geográfica; Garrison et al (2000), que complementa afirmando a presença ser um aspecto social e não meramente físico; e Morin (2000), que ressalta a visualização dos fenômenos como um todo. A pesquisa foi delineada a partir da abordagem qualitativa (MINAYO, 1998). Foi considerado lócus o grupo de professores, tutores e alunos que fizeram ou fazem parte de um curso lato sensu a distância na área de administração no Brasil. Os dados foram coletados a partir de entrevistas por formulário do tipo estruturada, eletrônica e assíncrona operacionalizada pelo Surveymonkey. 117 sujeitos responderam a pesquisa, sendo desses 65 professores e tutores e 52 alunos. Foi utilizada a análise de conteúdo, do tipo enunciação (BARDIN, 2000). Os resultados indicam que não existem diferenças significativas que permitam dizer que o e-mentoring e a mentoria face a face sejam fenômenos distintos, tratando-se ambos de mentoria. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mentoria | pt_BR |
dc.subject | Mentoria face a face | pt_BR |
dc.subject | E-mentoring | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Comportamento organizacional | pt_BR |
dc.title | Ressignificação do Construto Mentoria na Pós-Graduação Lato Sensu a Distância em Administração | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Administração |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TESE Denise Clementino de Souza.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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