Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11028

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMendonça, José Ricardo Costa de -
dc.contributor.authorSouza, Denise Clementino de-
dc.date.accessioned2015-03-06T12:31:42Z-
dc.date.available2015-03-06T12:31:42Z-
dc.date.issued2013-06-20-
dc.identifier.citationSOUZA, Denise Clementino de. Ressignificação do construto mentoria na pós-graduação lato sensu a distância em administração. Recife, 2013. 216 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013..pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11028-
dc.description.abstractAo enfatizar a forma de mediação em detrimento do fenômeno como um todo, a literatura acadêmica acabada levando o leitor a crer que o e-mentoring é um construto isolado da mentoria. Ao discordar dessa ideia, esta tese teve como objetivo analisar até que ponto a mediação por tecnologias da informação e comunicação pode estabelecer um fenômeno distinto da relação de mentoria em cursos lato sensu a distância em administração. Para tanto, encontra-se a base em Hine (2000), que enfatiza o não estabelecimento de uma fronteira online-offline; Lévy (1996), que argumenta a oposição do real e virtual ser fácil e enganosa; Moore (2002), que ressalta a possibilidade de a distância ser vista a partir de uma perspectiva psicológica e não unicamente geográfica; Garrison et al (2000), que complementa afirmando a presença ser um aspecto social e não meramente físico; e Morin (2000), que ressalta a visualização dos fenômenos como um todo. A pesquisa foi delineada a partir da abordagem qualitativa (MINAYO, 1998). Foi considerado lócus o grupo de professores, tutores e alunos que fizeram ou fazem parte de um curso lato sensu a distância na área de administração no Brasil. Os dados foram coletados a partir de entrevistas por formulário do tipo estruturada, eletrônica e assíncrona operacionalizada pelo Surveymonkey. 117 sujeitos responderam a pesquisa, sendo desses 65 professores e tutores e 52 alunos. Foi utilizada a análise de conteúdo, do tipo enunciação (BARDIN, 2000). Os resultados indicam que não existem diferenças significativas que permitam dizer que o e-mentoring e a mentoria face a face sejam fenômenos distintos, tratando-se ambos de mentoria.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMentoriapt_BR
dc.subjectMentoria face a facept_BR
dc.subjectE-mentoringpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.titleRessignificação do Construto Mentoria na Pós-Graduação Lato Sensu a Distância em Administraçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Denise Clementino de Souza.pdf2,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons