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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10955
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SOUZA, Carlos Celestino Rios e | |
dc.contributor.author | BARBOSA, Marina Souza | |
dc.date.accessioned | 2015-03-05T19:31:28Z | |
dc.date.available | 2015-03-05T19:31:28Z | |
dc.date.issued | 2014-01-31 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10955 | |
dc.description.abstract | O trabalho trata do naufrágio do vapor Bahia, localizado no município de Goiana - PE, no mar adjacente a praia de Ponta de Pedras, a cerca de 6 milhas da costa, em uma profundidade de 25 m. O naufrágio ocorreu há 127 anos, após o abalroamento com o vapor Pirapama, da Companhia Pernambucana de Navegação por Vapor, ocasionando a morte de centenas de pessoas. A responsabilidade pelo acidente não foi solucionada, pois na época a Marinha do Brasil não possuía em seus quadros técnicos, mergulhadores que inspecionassem o naufrágio e verificassem as marcas tafonômicas deixadas pelo abalroamento no casco do navio. No inquérito instaurado dias após o naufrágio, foram investigadas as possíveis manobras que ambos realizaram e foram ouvidos, dentre outras testemunhas, um Oficial sobrevivente do Bahia (1° Piloto) e o Comandante do Pirapama, mas por falta de provas cabais o processo foi arquivado. Sendo assim a problemática desse trabalho é saber quem foi o responsável pelo acidente que levou o Bahia a pique e se justifica na medida em que se propõe a desvendar o naufrágio utilizando os métodos e técnicas da Arqueologia Subaquática, viés que permite interpretar o artefato (navio) a partir de seus traços tafonômicos. Além disso, o trabalho tem como objetivos compreender a interação das variáveis ambientais incidentes sobre o naufrágio, investigar as possíveis manobras, analisar o evento do ponto de vista dos relatos dos Oficiais que sobreviveram e observar as principais mudanças ocorridas no naufrágio ao longo do tempo. Para isso, a metodologia desenvolvida tratou do levantamento documental e cartográfico e, em campo, foram realizados mergulhos prospectivos não intrusivos, onde o casco, as peças e acessórios foram analisados, bem como foi realizada a planimetria do navio, para complementar as informações que não se obteve na documentação consultada. O naufrágio foi filmado e fotografado para que não fosse necessário mergulhar várias vezes. O resultado alcançado, a partir da observação do sítio é que o bordo direito do vapor Bahia está consideravelmente mais avariado que o esquerdo, com uma diferença acentuada entre as rodas-de-pás, estando a direita, completamente destruída em relação a esquerda. Não tendo sido possível localizar o local exato do choque, pois parte do costado está caído e enterrado. Foi percebido, também, a falta expressiva de aparelhos, acessórios e artefatos do navio. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Arqueologia Subaquática | pt_BR |
dc.subject | vapor Bahia | pt_BR |
dc.subject | vapor Pirapama | pt_BR |
dc.subject | Naufrágio | pt_BR |
dc.title | Desvendando o naufrágio do vapor Bahia (1887) : o olhar da arqueologia subaquática | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Arqueologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Marina Souza Barbosa.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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