Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10854

Comparte esta pagina

Título : Políticas públicas de recursos humanos da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e a qualidade de vida no trabalho dos servidores da Gerência Regional Recife Norte
Autor : Fernandes, Danielle de Freitas Bezerra
Palabras clave : Qualidade de Vida no Trabalho; Políticas Públicas
Fecha de publicación : 19-nov-2013
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : FERNANDES, Danielle de Freitas Bezerra. Políticas públicas de recursos humanos na Secretaria de Educação do estado de Pernambuco e a qualidade de vida no trabalho dos servidores da Gerência Regional Recife Norte. Recife, 2013. 72 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013..
Resumen : Este estudo teve como objetivo geral identificar de que maneira as Políticas Públicas de Educação do Estado de Pernambuco influenciam a Qualidade de Vida no Trabalho dos servidores da Gerência Regional de Educação Recife Norte. Para que fosse alcançado o objetivo percorreu-se por várias etapas. Inicialmente foram realizadas diversas leituras sobre estudos da Qualidade de Vida no Trabalho de diferentes estudiosos e vasta pesquisa sobre as Políticas Públicas na Educação do Estado de Pernambuco dos anos de 1975 até 2013. Optou-se neste estudo pelo modelo de Richard Walton (1973) devido à aplicabilidade do referido modelo. Como forma de abordagem foi utilizada a pesquisa qualitativa, o método de estudo de caso. O campo de estudo foi a Gerência Regional Recife Norte, uma unidade específica da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, do qual fizeram parte da amostra servidores efetivos, com três anos ou mais na Rede Pública Estadual de Ensino. Para coleta dos dados foram utilizadas observações e entrevistas semiestruturadas. Posteriormente como método de análise dos dados foi utilizado uma análise de conteúdo. Concluiu-se que a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco não possui uma Política Pública de Qualidade de Vida no Trabalho, e foi proposto a implantação de um Programa de QVT, com o objetivo geral de buscar a excelência do Ensino Público através da valorização dos servidores, e após desenvolvimento desse Programa, o mesmo seja transformado em Política Pública.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10854
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Danielle de Freitas Bezerra Fernandes.pdf334,82 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons