Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10799

Comparte esta pagina

Título : O espaço periurbano entre os municípios de Campina Grande e Lagoa Seca, Paraíba : um estudo sobre a dinâmica socioeconômica e cultural que define as várias formas de uso do solo
Autor : ARAÚJO, José Silvan Borborema
Palabras clave : Espaço periurbano; Uso do solo; Relações socioeconômicas; Campina Grande; Lagoa Seca-PB
Fecha de publicación : 31-ene-2012
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : ARAÚJO, José Silvan Borborema. O espaço periurbano entre os municípios de Campina Grande e Lagoa Seca, Paraíba: um espaço sobre a dinâmica socioeconômica e cultural que define as várias formas de uso do solo. Recife, 2012. 135 folhas Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Geografia. Recife, 2012.
Resumen : cidades de Campina Grande e Lagoa Seca, na Paraíba, à luz das relações socioeconômicas e culturais, com o intuito de analisar se há características de espaço periurbano. Nesse sentido, as mudanças e permanências percebidas na paisagem, no modo de vida da população, nas relações sociais de trabalho, dentre outros, são focos de nossa investigação. A área em questão localiza-se na Mesorregião do Agreste paraibano mais precisamente na Microrregião de Campina Grande, numa área de transição entre os municípios supracitados, onde se territorializa pelo espaço, principalmente ao longo da BR – 104 condomínios horizontais fechados, restaurantes, bares, lojas de plantas ornamentais e de artesanatos, que funcionam como atividades solidárias a este espaço periurbano, além de loteamentos populares, entremeados por bolhas de povoamento mais simples e áreas de agricultura familiar. Adentrando pelas estradas vicinais à rodovia federal mencionada, ainda percebe-se uma série de chácaras que funcionam como segunda moradia em período de férias, feriados e outras datas comemorativas, pousadas e sítios que são especializados na produção de hortaliças, frutas, dentre outros, que são comercializados nas feiras, supermercados de Campina Grande, de Lagoa Seca e até em estados vizinhos. Sendo assim, as relações socioeconômicas nesse espaço se manifestam de formas diferentes, uma vez que, para a população que já residia nessa área, a agricultura ainda é a fonte de renda mais importante de reprodução e manutenção familiar, ao passo que para a população que se instalou nesses novos objetos residenciais suas vidas estão ligadas as atividades de serviços, desenvolvidas na cidade de Campina Grande. Dessa forma, este trabalho objetiva compreender as relações socioeconômicas e culturais entre os municípios mencionados, observando a dinâmica existente para a formação e evolução de um espaço periurbano. Para isto, foi necessário fazer leituras em bibliografias especializadas, com o intuito de se apropriar cada vez mais do conceito de espaços periurbanos. Em seguida, com o suporte da pesquisa de campo e cartográfica, se chegou com mais precisão aos elementos característicos desse espaço, com uma maior aproximação das áreas de moradia, de comércio, bem como as de agricultura, além de perceber o intenso fluxo diário de pessoas e de mercadorias entre as cidades de Campina Grande e Lagoa Seca. Nesse sentido, sob uma análise histórico-geográfica espera-se chegar ao término deste trabalho com uma maior compreensão do espaço estudado e das forças que atuam para a sua mobilidade, tentando desvendar se existe, de fato, a formação de uma área periurbana nesta fração do território.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10799
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação José Silvan Borborema.pdf4,78 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons