Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10246

Comparte esta pagina

Título : APLICAÇÃO DE MÉTODOS PARA DETERMINAÇÃO DO DESVIO DA VERTICAL NA INTEGRAÇÃO DE POSICIONAMENTO GNSS COM LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS
Autor : Souza, Wendson de Oliveira
Palabras clave : Desvio da vertical; Posicionamento geodésico; Levantamento topográfico; Ajustamento das observações
Fecha de publicación : 11-nov-2012
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SOUZA, Wendson de Oliveira. Aplicação de métodos para determinação do desvio da vertical na integração de posicionamento GNSS com levantamentos topográficos. Recife, 2012. 131 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Tecnologia e Geociências, Programa de Pós-graduação em Ciências Geódesicas e Tecnologias da Geoinformação, 2012.
Resumen : A evolução tecnológica espacial do sistema de posicionamento global possibilita aos usuários especialistas em Geociências efetuar posicionamento por satélite com precisão sub-métrica. Nos dias atuais, mesmo com as modernas tecnologias disponíveis para os satélites nas atividades de posicionamento GNSS, ainda assim, este tipo de levantamento não substitui as aplicações das estações totais em diversas áreas consideradas relevantes para a engenharia, tais como, Topografia de minas subterrâneas e execução de projetos da construção civil. É proposta desta pesquisa investigar integração entre posicionamento GNSS e levantamento topográfico por meio da determinação das componentes do desvio da vertical, fundamentais na compatibilização dos sistemas de coordenadas de concepção geodésica segundo a normal, e topográfica sobre a vertical do lugar, ou seja, na integração de sistemas de referências global e local, respectivamente. O desconhecimento do desvio da vertical na associação de tais sistemas pode ocasionar discrepância milimétrica, ou maior, nas resultantes das coordenadas transformadas. Em meio aos métodos da combinação dos desníveis elipsoidais com ortométricos, da elaboração do modelo relativo do Geoide local, do problema de Procrustes Parcial, e do relacionamento de coordenadas topocêntricas; foi possível analisar oito experimentos envolvidos na densificação de coordenadas de pontos planialtimétricas situadas no campus Recife da UFPE. Os resultados evidenciam consistência entre tais métodos. A utilização conjunta de diferentes sistemas de referencias é possível via conhecimento das componentes do desvio da vertical. As quais proporcionam aos interessados em levantamentos desfrutar das reais potencialidades quando da combinação de medidas GNSS e observáveis topográficas convencionais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10246
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação_WENDSON_SOUZA.pdf8,77 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons