Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10194

Comparte esta pagina

Título : Competências profissionais do professor do ensino superior para lecionar administração, pós-graduação lato sensu, na EAD on line: um estudo em IES da Região Metropolitana do Recife
Autor : Melo, Rita de Cássia Braga de
Palabras clave : Competência; Competências profissionais; Professor do ensino superior; Educação a Distância on line; Ensino de Administração
Fecha de publicación : 27-feb-2012
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Melo, Rita de Cássia Braga de Competências profissionais do professor do ensino superior para lecionar administração, pós-graduação lato sensu, na EAD on line: um estudo em IES da Região Metropolitana do Recife. Recife, 2012 179 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2012.
Resumen : Este estudo teve como objetivo identificar quais as competências profissionais do professor do ensino superior para lecionar administração, pós-graduação lato sensu, na EAD on line em IES, da Região Metropolitana do Recife, na opinião de professores executores e coordenadores, sob a ótica do modelo de competência de Paiva e Melo (2008). O modelo teórico adotado foi o modelo de competência de Paiva e Melo (2008). Para tanto foi realizado estudo de casos múltiplos e escolhido como unidades de análise as categorias professor executor e coordenador de curso, vinculados a unidades de EAD on line de instituições de ensino superior públicas e particulares que possuem cursos de pós-graduação lato sensu na área de administração. A abordagem adotada foi de natureza qualitativa na coleta e análise dos dados. Tomou-se como base para análise dos dados transcrições do conteúdo das entrevistas, utilização das técnicas de incidente crítico e projetiva de associação e material encontrado na pesquisa documental. A análise dos resultados foi realizada por meio da análise de conteúdo com ajuda do software ATLAS.ti. Os principais achados apontam que as competências profissionais do professor executor para EAD on line na área de administração identificadas se relacionam em sua maioria ao modelo de Paiva e Melo (2008) voltadas aos sub-grupos de habilidades formação, conhecimento teórico e prático, construção do conhecimento, atividades de suporte, características pessoais, profissionais e institucionais, tecnologia e comunicação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10194
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação RitaMelo 26042012tarde.pdf2,2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons