Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9959
Título: Estratégias políticas do sindicato dos trabalhadores rurais de Irauçuba e a reforma agrária
Autor(es): ACCIOLY, Maria Stela Pereira
Palavras-chave: Reforma agrária; Organização sindical; Luta; Estratégias políticas; Trabalhadores rurais
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Stela Pereira Accioly, Maria; Falcão de Oliveira, Edelweiss. Estratégias políticas do sindicato dos trabalhadores rurais de Irauçuba e a reforma agrária. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: Neste trabalho desenvolvemos um estudo sobre a reforma agrária e a organização sindical. Partimos de considerações teóricas e históricas pensadas por estudiosos do assunto, buscando articular seus posicionamentos políticos e ideológicos que serviram de suporte para este estudo localizado em Irauçuba-CE. Temos clareza que a apreensão dessas formas de organização e encaminhamentos locais não podem ser representativas do modo de ser do movimento do sindicalismo rural no Brasil. Entretanto, numa relação dialética entre o geral e o particular é possível apreender alguns determinantes e potencialidades do sindicalismo no município estudado. Evidenciamos, por fim, a luta em defesa da reforma agrária do ponto de vista do sindicalista, e, as formas utilizadas pelo poder constituído que limitam as possibilidades de emancipação do homem do campo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9959
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Serviço Social

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9255_1.pdf924,89 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.