Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9950
Título: Análise paramétrica de um reator anelar pulsado
Autor(es): Muniz da Silva, Helmut
Palavras-chave: Geometria Anelar; Fator de Vantagem; Análise Paramétrica; FORTRAN
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Muniz da Silva, Helmut; Narain, Rajendra. Análise paramétrica de um reator anelar pulsado. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Um conceito de reator pulsado denominado VICHFPR (Very Intense Continuous Flux Pulsed Reactor) foi apresentado em 1997 como uma possível extensão do reator periodicamente pulsado russo IBR-2. O núcleo desse reator tem geometria anelar e é percorrido por um modulador de reatividade que é responsável pelo surgimento de um pulso rotativo no fluxo neutrônico no reator. Enquanto a maior parte do núcleo opera na subcriticalidade (kef<1), a região vizinha ao modulador é supercriticamente pronta (kef>1+&#946;), gerando um fluxo máximo bem maior do que o fluxo médio. A razão entre os valores máximo e médio de fluxo é o fator de vantagem do conceito. Esse princípio pode ser empregado para gerar altos níveis de fluxo e fluência necessários para avaliação de danos em elementos de reatores, queima de rejeitos radioativos e produção de isótopos transurânicos. A análise paramétrica realizada por este estudo avaliou a influência das dimensões do núcleo e do modulador e da fração de nêutrons atrasados, através da alteração no tipo de elemento físsil empregado como combustível, no fator de vantagem e na distribuição de fluxo e da concentração de precursor de nêutrons atrasados ao longo de todo reator. Para tal finalidade, desenvolveu-se um código computacional em linguagem FORTRAN denominado ANÀLISE. Um algoritmo em diferença finita, empregando o método de Crank-Nicolson generalizado, foi usado na discretização do núcleo. Depois de serem obtidas a distribuição de fluxo neutrônico e o fator de vantagem, calculou-se a distribuição da concentração de precursor de nêutrons atrasados no sistema e, finalmente, a magnitude do pulso de fluxo de nêutrons foi reavaliada. Foram comprovados a presença do pulso na distribuição de fluxo neutrônico, a dependência linear do fator de vantagem com o perímetro anelar e a independência em relação à fração de nêutrons atrasados. A distribuição da concentração de precursor de nêutrons atrasados foi homogênea para os três elementos físseis e a magnitude do pulso na distribuição de fluxo de nêutrons foi mantida
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9950
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Tecnologias Energéticas e Nucleares

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9097_1.pdf747,22 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.