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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/994
Título: Educação em empreendedorismo : a potencialização de negócios por meio do desenvolvimento de competências do empreendedor
Autor(es): de Queiroz Chaves, Henrique
Palavras-chave: Desenvolvimento gerencial;Competência baseada na educação;Empreendedores;Empreendedorismo
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Queiroz Chaves, Henrique; Gomes de Paiva Júnior, Fernando. Educação em empreendedorismo : a potencialização de negócios por meio do desenvolvimento de competências do empreendedor. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: A formação vigente de empreendedores é pautada na elaboração de planos de negócios. Entretanto, essa concepção parece não dar conta do desenvolvimento do fenômeno. Este é imbricado numa órbita caótica, permeada por situações críticas e complexas. A perspectiva dos dirigentes de perfil empreendedor que aprendem por meio da reflexão das experiências vivenciadas é a tônica do desenvolvimento das competências de configuração e posicionamento de negócios. A abordagem construtivista freireana associada à produção de saberes de Perrenoud, Filion e Meddeb sugerem uma lente analítica fundamentada na ótica do aprender a aprender. A compreensão do desenvolvimento dessas competências foi captada por meio de um estudo de caso com um dirigente de empresa de base tecnológica de êxito socialmente reconhecido. A técnica utilizada foi a análise de conteúdo temática. Após essa análise, 106 temas emergentes foram integrados em 21 elementos temáticos universalizantes que revestem a construção de competências, a saber: visualizando; criando uma arquitetura de negócios; gerenciando recursos humanos; empoderando; monitorando; aprendendo a conhecer, a fazer, a ser e agir; inovando; comunicando com o ambiente externo; assumindo visão empresarial; assimilando senso de comprometimento; profissionalizando; desenvolvendo relacionamentos; aprezerando-se com a ação; gerando resultados positivos; agindo estrategicamente; superando desafios; assimilando senso de sustentabilidade; respeitando o interagente; priorizando; influenciando o ambiente e assumindo senso de ética. Isso pressupõe o desenvolvimento de consciência crítica, uma capacidade de reflexão nas experiências empresariais do sujeito que aprende não apenas em espaços tradicionais de formação, mas também na ação individual e nas trocas intersubjetivas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/994
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Administração

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