Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9923
Título: A produção corporal em academias de musculação
Autor(es): Ester Lima Oliveira, Maria
Palavras-chave: Corpo; Produção corporal; Biopoder; Bioascese; Consumo; Ascetismo e Hedonismo Moderno
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Ester Lima Oliveira, Maria; . A produção corporal em academias de musculação. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Essa dissertação analisa a produção corporal masculina em academias de musculação e ginástica no Recife. O estudo aqui desenvolvido teve como base a percepção desses homens sobre seus corpos e a produção corporal. Os dados da pesquisa foram obtidos a partir de entrevistas e observações de campo. O fenômeno foi analisado a partir do biopoder foucaultiano e bioascese de Ortega, e também a partir de teorias do consumo. Assim concluí­mos que ele pode ser compreendido como uma forma de ascetismo, um ascetismo contemporâneo, associado ao hedonismo moderno. O que significa que os indivíduos elaboram posturas ascáticas como forma de obter dada aparência corporal, tendo como pano de fundo a busca pela realização de um ideal de corpo, mas sobretudo de si, de felicidade e de completude sendo nesse sentido influenciados pelo hedonismo moderno
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9923
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Sociologia

Arquivos deste item:
Não existem arquivos relacionados com este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.