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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/989
Title: Desbravando uma floresta desconhecida : as redes de consultoria organizacional de pequeno porte
Authors: Gomes Ferreira Braga, Laura
Keywords: Serviços de consultoria; Empresas de consultoria; Desenvolvimento organizacional; Satisfação do consumidor
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Gomes Ferreira Braga, Laura; Maria Rodrigues Calado Dias, Sônia. Desbravando uma floresta desconhecida : as redes de consultoria organizacional de pequeno porte. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Abstract: Esta dissertação estuda as redes de consultoria organizacional, com foco nas peculiaridades de sua constituição, sob o olhar dos próprios consultores. Como ponto de partida conceitual, buscou-se a teoria sobre redes comparáveis às de consultoria. Essa base foi encontrada na literatura sobre redes sociais e organizacionais. A coleta de dados realizou-se em duas etapas. A primeira, quantitativa, contou com a participação de 90 consultores, através de um formulário eletrônico, com o fim de medir o grau em que as características inerentes às redes comparáveis são peculiares às redes de consultoria organizacional. A segunda etapa, qualitativa, deu-se pela realização de uma entrevista coletiva com quatro consultores, buscando-se explicações e desenvolvimentos para os resultados da pesquisa quantitativa. Conclui-se que a formação das redes de consultoria organizacional varia conforme os diversos formatos e composições delas. Mesmo assim, apresentam-se como peculiaridades da formação das redes quatro elementos essenciais: i) expectativa de cooperação; ii) comprometimento; iii) confiança; e iv) expectativa de comportamentos éticos. Esses elementos, por sua vez, são garantidos através: i) do estabelecimento de relação prévia entre os membros; ii) da definição de regras e normas; iii) da limitação do tamanho da rede. Por fim, conclui-se que as características identificadas como mais representativas da formação de redes de consultoria organizacional dizem respeito às relações entre seus membros, enquanto as menos representativas são relativas a aspectos de eficiência
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/989
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

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