Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/988
Título: Efeito do pisoteio sobre a meiofauna e Copepoda Harpaticoida de fital nos recifes de Porto de Galinhas (Ipojuca, PE)
Autor(es): da Cunha Sarmento, Visnu
Palavras-chave: Perturbação de ecossistemas;Ação antropogênica;Turismo;Alga;Habitat;Bentos;Recifes de coral.
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: da Cunha Sarmento, Visnu; Jorge Parreira dos Santos, Paulo. Efeito do pisoteio sobre a meiofauna e Copepoda Harpaticoida de fital nos recifes de Porto de Galinhas (Ipojuca, PE). 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: O pisoteio associado ao turismo em ambientes costeiros é uma atividade comum em várias regiões geográficas. Entretanto, estudos que avaliam seus efeitos sobre a meiofauna em substrato duro são raros e para ambientes recifais são inexistentes. O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de curto e longo prazo do pisoteio humano sobre as associações de meiofauna (grandes grupos) e Copepoda Harpacticoida (espécies) de fital nas formações recifais da Praia de Porto de Galinhas (Nordeste do Brasil, PE, Ipojuca) e seu padrão de recuperação após o fim do pisoteio. Para isso foram realizados dois experimentos: um observacional e um manipulativo. Em ambos os experimentos, o pisoteio causou fortes alterações nas associações e as densidades dos principais grandes grupos e espécies de Harpacticoida foram negativamente afetadas. Entretanto, diferenças nos padrões de resposta foram observadas em função de variáveis ambientais, como a espécie de alga-substrato pisoteada. Uma análise de distribuição não-aleatória detectou que várias espécies foram indicadoras de áreas protegidas ou impactadas pelo pisoteio. Três meses após o fim do pisoteio as associações e a maioria dos táxons haviam retornado à situação inicial ou à controle. Considerando a importância da meiofauna nas relações tróficas nos ecossistemas bentônicos e a falta de conhecimento sobre a biodiversidade de Harpacticoida, este estudo chama atenção para as possíveis conseqüências negativas que o pisoteio pode ter sobre os serviços ecológicos e econômicos que os recifes fornecem
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/988
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Biologia Animal

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2979_1.pdf2,47 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.