Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9855
Título: Utilização da sonda a cintilação na captação de 131 I pela tireóide
Autor(es): Gondim Leitão Sarmento, Andrea
Palavras-chave: Tireóide; Iodo radioativo
Data do documento: 2002
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Gondim Leitão Sarmento, Andrea; de Jesus Amaral, Ademir. Utilização da sonda a cintilação na captação de 131 I pela tireóide. 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Resumo: A determinação da captação do iodo radioativo pela tireóide é um procedimento bem estabelecido para a verificação da função desta glândula no paciente. A grande maioria dos serviços de medicina nuclear utiliza a câmara a cintilação acoplada a um colimador do tipo pinhole para a realização destes estudos. Com a disseminação do uso da sonda a cintilação nas técnicas cirúrgicas radioguiadas, tais serviços estão cada vez mais adquirindo este equipamento portátil, cujas características operacionais podem permitir sua utilização em estudos de captação tireoideana, disponibilizando a câmara a cintilação para outras aplicações. Este trabalho faz uma comparação entre os percentuais de captação obtidos nas avaliações da captação tireoideanas com câmara a cintilação e sonda a cintilação, objetivando verificar a possibilidade do emprego da sonda para este fim. Inicialmente, a eficiência dos equipamentos utilizados foi verificada utilizando-se fantoma de pescoço, com atividades previamente conhecidas de 131I. Em seguida, medidas de captação tireoideana foram realizadas em 12 pacientes, com os dois sistemas citados, 24 horas após a administração oral de uma solução contendo 370 kBq de 131I. A diferença máxima observada entre os percentuais de captação obtidos com os dois equipamentos foi da ordem de 6%. Este resultado demonstra assim a viabilidade do protocolo sugerido, evidenciando a possibilidade de utilização da sonda à cintilação em exames de captação tireoideana
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9855
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Tecnologias Energéticas e Nucleares

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8952_1.pdf885,59 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.