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Título : Magistério masculino; (re)despertar tardio da docência
Autor : Henrique Gonçalves de Miranda, Marcelo
Palabras clave : (re)despertar tardio; Magistério masculino
Fecha de publicación : 2003
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Henrique Gonçalves de Miranda, Marcelo; Weber, Silke. Magistério masculino; (re)despertar tardio da docência. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumen : Este estudo tem como objeto as representações sociais em torno da profissão docente e concomitantemente sobre as representações sociais de gênero, no que se refere à identidade profissional desse grupo social. Dois conceitos nortearam este estudo. O primeiro, é o de Representações Sociais entendido como teorias do senso comum que são engendradas pelos indivíduos na sua interação social, influenciando, desse modo, concepções de mundo e práticas sociais, no nosso caso, práticas profissionais. O segundo é Masculinidade, compreendido como uma construção sócio-cultural e relacional com outras masculinidades e feminilidades sobre o corpo masculino. Sob estes dois marcos teóricos foram analisadas as associações e entrevistas realizadas com 10 professores que atuam no Ensino Fundamental da rede municipal da cidade do Recife. A análise das verbalizações permitiu confirmar a docência elementar como espaço associado às mulheres por lidarem com crianças, por serem mais sensíveis, enfim, por ancorarem a docência ao quadro de conhecimento já instituído sobre o gênero feminino. A docência constitui, assim, um campo profissional estigmatizado aos homens. Isto leva os professores a utilizarem como estratégia de atualização do modelo hegemônico de masculinidade representações sociais que se ancoram na figura paterna: as crianças necessitam de um exemplo de homem , sendo os professores o segundo pai, o tio
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9844
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia

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