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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9835

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Título: Mercado religioso no Brasil : competição, demanda e a dinâmica da esfera da religião
Autor(es): Dourado Guerra, Lemuel
Palavras-chave: Competição; Dinâmica da Religião; Mercado Religioso
Data do documento: 2000
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Dourado Guerra, Lemuel; Mauro Cortez Motta, Roberto. Mercado religioso no Brasil : competição, demanda e a dinâmica da esfera da religião. 2000. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000.
Abstract: O objetivo deste trabalho é discutir a articulação entre a competição entre organizações religiosas e a dinâmica de transformações das práticas e discursos religiosos no Brasil, através do estudo feito com base numa amostra de cidades do estrado da Paraíba, utilizando como referência teórica os modelos de mercado religioso de Peter Berger e da dupla George Finke e Rodney Stark. Além de elaborar uma interpretação de aspectos mais gerais da história da religião no país, com base na idéia de mercado, focalizamos criticamente a aplicabilidade dos princípios dos modelos citados, em referência ao entendimento da dinâmica de transformações na proposta da Igreja Católica emblemática em termos dos efeitos da introdução da lógica mercadológica na esfera da religião. A metodologia utilizada incluiu a consulta de fontes secundárias, a observação participante de celebrações e de atividades religiosas diversas e a realização de entrevistas semi-estruturadas com líderes religiosos. Dentre os principais resultados, destacamos a confirmação das previsões dos modelos acima citados no sentido da tendência à padronização e racionalização das atividades das organizações religiosas em situação de aumento do nível de competitividade, no caso, do mercado religioso brasileiro. Outro resultado do trabalho de campo foi o reconhecimento da necessidade de articular a abordagem da dinâmica da esfera da religião em termos de mercado com princípios de teorias da concorrência, o que serviu de base para a apresentação de uma proposta de adição de algumas variáveis aos modelos originais, também inspirada no critério durkheimiano da funcionalidade sociológica das instituições em geral e, em particular, da religião
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9835
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