Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9807
Título: A Escola como Organização Comunicativa.
Autor(es): Miriam Happ Botler, Alice
Palavras-chave: Gestão democrática; Organização escolar; Diálogo críticoargumentativo
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Miriam Happ Botler, Alice; Marcos de Medeiros Gomes de Matos, Aécio. A Escola como Organização Comunicativa.. 2004. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a organização escolar na perspectiva do conflito entre o modelo de direção democrática que vem sendo difundido desde os anos 1980 no Brasil e a construção democrática endógena. A suposição é que a democracia como processo endógeno é aprendida coletivamente via diálogo crítico-argumentativo que permite (ou limita) a vivência de um projeto filosóficopedagógico emancipador. Nestes termos, a prática democrática experimentada na organização escolar relaciona o mundo sistêmico ao mundo da vida escolar, onde regras instituídas ora são respeitadas via racionalidade burocrática, numa postura dogmática hierarquizada, ora são evitadas em vista da criação de novas regras formais ou informais. Nesse processo se expressam diversas formas de participação dos segmentos escolares nos órgãos de gestão colegiada institucionais. A tese tem inspiração no trabalho de Habermas e toma como fundamentação teórico-metodológica a análise da organização escolar como autoprodução cultural e espaço de comunicação, apreendida via pesquisa qualitativa. O estudo de caso em uma escola da rede pública municipal em Recife, Pernambuco, nos auxilia a analisar estruturas, estratégias e dinâmicas de gestão escolar e de organização coletiva. Demonstra que, embora inserida no sistema educacional, é possível experimentar uma prática democrática concreta, como mediação das contradições entre a proposição normativa instituída e a organização emancipatória instituinte
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9807
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Sociologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9350_1.pdf866,49 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.