Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9794
Título: Ações coletivas, movimentos sociais : aderências, conflitos e antagonismo social
Autor(es): Mutienberg, Remo
Palavras-chave: Ações coletivas; Movimentos sociais
Data do documento: 2002
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Mutienberg, Remo; Weber, Silke. Ações coletivas, movimentos sociais : aderências, conflitos e antagonismo social. 2002. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Resumo: Confrontando as principais linhas que orientam o debate contemporâneo a respeito da ação coletiva em um mundo permeado pelo confronto global/local, pela afluência de uma multiplicidade de manifestações coletivas, colocando desafios para análise, situados para além de sua temática e relacionados a um processo de reinvenção permanente das sociedades e da Sociologia, este estudo propõe uma formulação de modelo de análise das ações coletivas, situando-as simultaneamente nas esferas econômica, política e cultural, como processos de interação de construção social. Campo onde atores compõem semelhanças e diferenças, mediadas pelo discurso, tornando-se participantes potenciais ou efetivos na luta hegemônica, onde ações podem ser de aderência, conflito e de uma manifestação antagônica O modelo é posto à prova no estudo de quatro grupos de saúde popular , entendidos como portadores de ações coletivas, inseridos num processo de fixação de sentidos no campo do direito à saúde. A análise dos grupos revela escolhas, a partir das quais eles articulam novos discursos, redirecionam orientações, objetivos e trajetórias. Demonstra-se sua independência nas escolhas, e dependência das redes de relações para a constituição e afirmação de suas identidades. É no campo destas relações que eles assumem posições diante dos direitos. A análise demonstra o potencial do modelo para um outro olhar das ações coletivas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9794
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Sociologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9331_1.pdf861,18 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.