Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/979
Título: Para outra geração : um estudo de Antropologia visual sobre crianças entre os Tingüi-Botó (AL)
Autor(es): FERREIRA, Ana Laura Loureiro
Palavras-chave: Antropologia Visual; Crianças Indígenas; Geração
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Ferreira, Ana Laura Loureiro; Athias, Renato Monteiro. Para outra geração : um estudo de Antropologia visual sobre crianças entre os Tingüi-Botó (AL). 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Este trabalho parte da abordagem proposta pela Antropologia Visual na qual as imagens são objeto privilegiado para a observação do pesquisador. A pesquisa de campo foi realizada entre o Povo Indígena Tingui-Botó, localizado no agreste alagoano no município de Feira Grande. As crianças, principais sujeitos deste estudo, são consideradas numa perspectiva geracional que, através da realização de registros visuais, revelam aspectos da história deste povo, das mudanças na percepção sobre a infância nesta população. Tais modificações estão relacionadas a um movimento étnico no qual as crianças de hoje em dia , vivenciam uma situação diferenciada em relação à aquisição de terras e a direitos específicos. Desta forma, aspectos da socialização destas crianças demonstram como a infância vem sendo experienciada. Neste sentido, esta dissertação busca interpretar as diversas formas de representação que surgem entre os Tingui-Botó, com a formação de grupos específicos que realizaram e/ ou idealizaram filmagens e fotografias. São focalizados os processos de produção e análise de imagens por esta população, bem como a (re) significação destas por seus expectadores internos e, especialmente, como as crianças as interpretaram e construíram sua própria representação do que é ser Tingui-Botó
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/979
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Antropologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo657_1.pdf7,25 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.