Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/978
Título: A mentoria na sucessão familiar e a perenidade das empresas: casos de sucesso
Autor(es): Othon Bastos, Luís
Palavras-chave: Empresas familiares - Sucessão; Mentoria; Empresa Organização
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Othon Bastos, Luís; Maria Rodrigues Calado Dias, Sônia. A mentoria na sucessão familiar e a perenidade das empresas: casos de sucesso. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: A "mentoria", apesar de conhecida desde a antiguidade, somente nos últimos 20 anos passou a receber a atenção da comunidade acadêmica. Sua importância e valorização na formação de novos talentos, dentro das instituições, tornaram-se relevantes quando tradicionais empresas vivenciaram processo de degradação falimentar ou foram vendidas a grandes grupos. Neste trabalho, para a correlação entre as sucessões familiares que alcançaram resultados positivos e o processo de formação de sucessores baseado na mentoria, são apresentados 3(três) casos de empresas, no estado de Pernambuco, cujo processo sucessório obteve êxito. Analisamos o processo de mentoria informal experimentado pelos herdeiros dessas empresas, comparando-o com o modelo de Kram (1985) e relacionando-o com o êxito que obtiveram na transição de poder. Investigamos ainda a evolução na estrutura de poder das empresas, antes e após a primeira sucessão familiar, avaliando o impacto no estilo gerencial, nas relações de trabalho intra-organizacão, e sua contribuição para a perenidade da empresa e seu sucesso no mundo empresarial. Tal estudo, baseado no modelo Multidimensional- Reflexivo criado por Alves (2003), foi inspirado no legado de Weber (1990), utilizando sua tipologia de ação social e seus tipos ideais de dominação para a formulação de novos conceitos e associações de idéias. Foi utilizada a metodologia da pesquisa exploratória, com coleta de dados através de entrevistas semi-estruturadas, em encontros/entrevista pré-agendados. Estudamos os casos numa abordagem qualitativa e realizamos análise de conteúdo, tendo como ferramenta o questionário semi-estruturado como guia nas entrevistas. Através das análise dos dados coletados, podemos concluir que ao processos de mentoria dos herdeiros foram decisivos para o diferencial da organização em seu mercado e a ocorrência de uma rígida correlação entre o processo de mentoria dos herdeiros e a evolução da estrutura de poder das empresas pós-sucessão. Esperamos que esse trabalho contribua/oriente um melhor desfecho das sucessões nas empresas familiares, auxiliando na formação dos herdeiros, minimizando os conflitos, reduzindo a descontinuidade administrativa, perenizando as organizações e levando-as ao sucesso
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/978
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1310_1.pdf1,92 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.