Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9762
Título: O protagonismo feminino no contexto da dominação: um estudo no acampamento do Engenho Prado
Autor(es): Fischer, Izaura Rufino
Palavras-chave: Luta política; Mulher rural; Relação de gênero; Identidade gênero
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Rufino Fischer, Izaura; Aline Albuquerque Costa, Anita. O protagonismo feminino no contexto da dominação: um estudo no acampamento do Engenho Prado. 2004. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Este estudo versa sobre a situação da mulher rural. Tem o objetivo de analisar a construção/(re)construção da identidade feminina no acampamento rural do Engenho Prado, na Zona da Mata em Pernambuco. A população investigada é constituída por 140 mulheres, responsáveis ou co-responsáveis pelas respectivas famílias, que convivem no acampamento com o problema da dominação/subordinação e lutam por sua inserção e visibilidade no espaço público. Os resultados da pesquisa mostram que, embora a relação de dominação/subordinação se manifeste como um fenômeno histórico ainda presente na sociedade atual, as mulheres do acampamento conquistam espaço no contexto de hegemonia masculina, na medida em que se constituem em sujeitos na luta política pela terra. O processo de socialização e a convivência com procedimentos democráticos no acampamento despertam sua capacidade crítica, o que implica uma nova concepção de mundo, em contraposição aos valores dominantes. Sobressaem como conclusões do estudo: a) o poder de organização dos grupos subalternos e seu potencial de luta no processo hegemônico; b) a (re)construção da identidade de gênero no meio rural, a participação e a ocupação de espaços políticos pelas trabalhadoras rurais engajadas no movimento de luta pelo acesso à terra
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9762
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Serviço Social

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9114_1.pdf3,6 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.