Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9757

Comparte esta pagina

Título : Movimento estudantil de serviço social e partido político na contemporaneidade: contradições no período do governo Lula (2007/2010)
Autor : SILVA, Andréa Alice Rodrigues
Palabras clave : Movimento Estudantil de Serviço Social; Partido Político; Lutas Sociais.
Fecha de publicación : 31-ene-2011
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Alice Rodrigues Silva, Andréa; de Fátima Gomes de Lucena, Maria. Movimento estudantil de serviço social e partido político na contemporaneidade: contradições no período do governo Lula (2007/2010). 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumen : Esta dissertação analisa o Movimento Estudantil (ME), particularmente o Movimento Estudantil de Serviço Social (MESS) e sua relação com os partidos políticos, inserido no contexto das lutas sociais em um período do governo petista no Brasil (2007-2010). Para isso, realizamos um resgate histórico que explicita a relação do ME com tal organização política da classe trabalhadora. Logo após, focamos na questão partidária, entendendo o partido político como um dos instrumentos políticos da classe trabalhadora que interfere, direta e indiretamente, no ME e no MESS. Por fim, analisamos as contradições e desafios do MESS na atualidade, o qual direciona o posicionamento político e a organização das(os) estudantes do curso de Serviço Social que estão inseridas(os) num contexto maior de luta de classes na sociedade capitalista na qual vivemos. No desenvolvimento deste estudo, como forma de aprofundar o conhecimento do objeto investigado, utilizamos a pesquisa de campo, com a realização de entrevistas semi-estruturadas. Constatamos, então, um momento de desmobilização do MESS, que é reflexo de toda a conjuntura perversa e complexa vivenciada na atualidade. Mas, contraditoriamente, há um movimento de resistência e de tentativa de mobilizar e fortalecer o movimento referenciado pela parceria construída entre as entidades representativas do Serviço Social em nível nacional, e a luta que estas entidades desenvolvem para direcionar politicamente, de uma forma crítica, a formação e o exercício profissional das(os) assistentes sociais vinculadas(os) à construção de outra sociabilidade. Isto é, aliada às lutas da classe trabalhadora brasileira para além do capital. Nesse sentido, constatamos a importância da relação MESS com os partidos políticos no quadro geral de contradições em que o ME está inserido
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9757
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo6521_1.pdf1,01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons