Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9726
Título: Militância, dádiva e conversão religiosa: o caso dos presidiários evangélicos em busca da dupla salvação
Autor(es): COSTA, Joilson Barreto
Palavras-chave: Dádiva; Militância Evangélica; Conversão Religiosa; Detentos
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Barreto Costa, Joilson; Henrique Novaes Martins Albuquerque, Paulo. Militância, dádiva e conversão religiosa: o caso dos presidiários evangélicos em busca da dupla salvação. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: Este trabalho analisa o processo de reabilitação social de detentos que se convertem ao protestantismo no interior das prisões. A abordagem é construída na intersecção de três momentos básicos: o trabalho da militância evangélica em favor dos apenados, a circulação da Dádiva entre os grupos em interação e a Conversão Religiosa como propiciadores de transformação nos padrões de conduta dos detentos convertidos. Ainda é dispensada especial atenção aos diversos macro-espaços sociais que se colocam no percurso da conversão à reabilitação de detentos, tentando verificar como a família, a rede solidária dos evangélicos, bem como a rede de reinserção do crime podem influenciar neste processo. Trata-se de um estudo de caso realizado nas dependências do Presídio Professor Aníbal Bruno, Recife- PE, é um trabalho sociológico que busca retratar a saga de homens de corpo e alma em busca da dupla salvação
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9726
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Sociologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9305_1.pdf2,13 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.