Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9720

Comparte esta pagina

Título : Desvendando o Mangá Nacional: reprodução ou hibridização? Uma abordagem sociológica sobre o fenômeno das histórias em quadrinhos japonesas no Brasil
Autor : Xavier Braga Junior, Amaro
Palabras clave : Histórias em quadrinhos; Hibridismo; Identidade; Mangá
Fecha de publicación : 2005
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Xavier Braga Junior, Amaro; Maria Junqueira, Lília. Desvendando o Mangá Nacional: reprodução ou hibridização? Uma abordagem sociológica sobre o fenômeno das histórias em quadrinhos japonesas no Brasil. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumen : Este trabalho pretende altercar as recentes produções de quadrinhos nacionais que se identificam como Mangá Nacional, concentrando suas considerações acerca de uma produção de quadrinho independente de maior sucesso editorial até então: a revista Holy Avenger. Desenvolvemos nossa questão na tentativa de identificar se esta produção seria uma reprodução do produto japonês no Brasil com base no sucesso dos mangás japoneses no ocidente, ou fruto de um fenômeno de hibridização cultural no qual estão inseridas as sociedades na contemporaneidade, no contexto da cultura global. Através de uma analise semiológica acerca das onomatopéias e das seqüências temporais utilizadas na revista, entre outros componentes, procuramos identificar quais elementos seriam oriundos dos mangás japoneses e quais adviriam de uma estética nacional
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9720
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo9300_1.pdf2,81 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons