Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9693
Title: Avaliação do escore de Alvarado no diagnóstico de apendicite aguda com crianças e adolescentes no Institutdo Materno Infantil de Penambuco (IMIP)
Authors: Sergio Gomes Nogueira Borges, Paulo
Keywords: Crianças e Adolescentes; Diagnóstico; Apendicite Aguda
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Sergio Gomes Nogueira Borges, Paulo; de Carvalho Lima, Marilia. Avaliação do escore de Alvarado no diagnóstico de apendicite aguda com crianças e adolescentes no Institutdo Materno Infantil de Penambuco (IMIP). 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Abstract: Este estudo teve por objetivo determinar a acurácia do escore de Alvarado para o diagnóstico de apendicite aguda em crianças e adolescentes admitidos na emergência do Instituto Materno Infantil de Pernambuco(IMIP). Foi realizado um estudo de validação de método diagnóstico (escore clínico-laboratorial para diagnóstico de apendicite aguda) tendo o exame histopatológico como padrão ouro. A amostra estudada consistiu de 81 crianças e adolescentes admitidas na emergência pediátrica do IMIP com dor abdominal suspeita de apendicite aguda no período de março a outubro de 2002. Os pacientes eram atendidos na emergência pediátrica e eram avaliados quanto ao escore de Alvarado, entretanto a decisão cirúrgica era do cirurgião responsável. Tomando como ponte de corte o valor > 7 pontos no escore de Alvarado, encontramos uma sensibilidade de 72,2%, especificidade de 86,4%, Valor preditivo positivo (VPP) de 92,9% e Valor preditivo negativo (VPN) de 55,9%. Ao tomar como ponte de corte o valor > 6 pontos a sensibilidade foi de 81,5%, especificidade de 72,7%, VPP de 88% e VPN 61,5%, E por fim ao tomar com ponte o valor > 5 pontos encontramos uma sensibilidade de 92,6%, especificidade 63, 6%, VPP de 86,2% e VPN de 77,8%.O Escore de Alvarado é um procedimento pouco invasivo, simples, rápido, reprodutível que utilizando o ponto de corte > 5 pontos apresenta-se como instrumento de alto valor na triagem de crianças e adolescentes com suspeita diagnóstica de apendicite aguda
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9693
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo8692_1.pdf448 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.