Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9687
Título: RADIMAG : um software para tratamento de imagens radiográficas digitais
Autor(es): CALIER, Fabio Rueda
Palavras-chave: RadImag; Filtros; Processamento; Imagens; Digitais; Radiografias; programa
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Rueda Calier, Fabio; Abrahao Hazin, Clovis. RADIMAG : um software para tratamento de imagens radiográficas digitais. 2006. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Na atualidade, a maioria dos processos de produção são acompanhados em todas suas etapas, para garantir a boa qualidade dos produtos ou serviços. Grande parte deste seguimento é feito por meio de sistemas de aquisição de imagens digitais (câmaras web, vídeo e fotografia, filmadoras, scanners e câmaras CCD). No entanto, as imagens geradas precisam de programas especializados para manipular a informação armazenada, o que por sua vez, acarreta uma grande demanda por soluções computacionais. Atualmente, existe um grande número de programas comerciais para processamento de imagens, com uma ampla gama de aplicações. Apesar, disto, ainda existem alguns entraves à utilização plena destes programas, destacando-se dentre eles, o alto custo econômico das licencias, foi com o objetivo de se contornar este e outros problemas que se partiu para o desenvolvimento do programa RadImag. Esta nova ferramenta computacional incorpora as melhores características de alguns softwares comerciais, tais como: consistência, estética, simplicidade e uma forte base matemática. O programa foi criado sobre plataforma Windows, a fim facilitar a interação do software com o usuário. O programa permite a exibição de até quatro imagens diferentes, em igual número de janelas, com mútua interação, facilitando operações matemáticas entre as imagens. O RadImag dispõe de 34 filtros, distribuídos em cinco menus: transformação, operações, cor, estatísticos e dinâmicos. Cada um destes menus é controlado por meio de caixas de diálogo, nas quais estão colocados os parâmetros que otimizam o funcionamento dos filtros
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9687
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Tecnologias Energéticas e Nucleares

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9091_1.pdf5,68 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.