Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9658
Título: Multiculturalismo, pluralismo e (In)tolerância religiosa: o relacionamento dos espíritas pernambucanos com os adeptos de outras religiões (1999-2004)
Autor(es): OLIVEIRA, Aurenéa Maria de
Palavras-chave: Multiculturalismo; Tolerância; Intolerância; Religião
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria de Oliveira, Aurenéa; Albuquerque Burity, Joanildo. Multiculturalismo, pluralismo e (In)tolerância religiosa: o relacionamento dos espíritas pernambucanos com os adeptos de outras religiões (1999-2004). 2006. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Nesta tese o que pretendemos analisar são as relações de tolerância/intolerância religiosa que se dão entre os adeptos do Espiritismo kardecista e os adeptos de outras religiões, isto a partir da admissão da existência de um cenário multicultural que, estimulado por uma era globalizada, promove encontros e misturas de vários tipos de povos que se fazem acompanhar pela emergência de demandas cada vez mais plurais, que reclamam a convivência com o Outro, diferente/semelhante de/a nós. Desse modo foi que procuramos examinar essas relações buscando especificamente entender na esfera de um pluralismo religioso, como os kardecistas se posicionam dentro desse atual contexto, contexto este que os obriga a lidar com a questão da diversidade e competitividade entre religiões tendo em vista que, a quebra da hegemonia da religião católica que se vem dando no mundo, e também no Brasil, tem se realizado de modo a fazer emergir culturas e subculturas religiosas que lutam entre si pela conquista de adeptos. Neste sentido, é que acreditamos ser relevante compreender como este segmento religioso tem vivenciado/se portado ante esse conflito, isto é, o conflito entre a prática da tolerância e/ou intolerância com membros de outras religiões por um lado, e a busca de expansão do Espiritismo por outro
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9658
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Sociologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9245_1.pdf1,65 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.