Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9633
Title: Globalização e agricultura: um estudo sobre as mudanças na distribuição e no consumo dos alimentos em Cabo Verde.
Authors: de Lurdes Silva Pires, Maria
Keywords: Cabo Verde; Globalização; Consumo; Agricultura; Segurança alimentar
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: de Lurdes Silva Pires, Maria; Salete Barbosa Cavalcanti, Josefa. Globalização e agricultura: um estudo sobre as mudanças na distribuição e no consumo dos alimentos em Cabo Verde.. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Abstract: Este trabalho busca compreender as mudanças ocorridas no consumo de alimentos em Cabo Verde da segunda metade da década de 1990 até 2005, mudanças essas acentuadas pelo processo de globalização. Cabo Verde é um país que sempre enfrentou dificuldades relativas à sua fraca base produtiva. O clima, associado à exigüidade dos solos, bem como fatores históricos comprometem seriamente a produção alimentar. A situação alimentar no país, em termos gerais, é caracterizada por um déficit estrutural da produção nacional, em particular de cereais que compõem a base da dieta alimentar dos cabo-verdianos. Para atender à demanda de alimentos o país dependeu sempre da importação e da ajuda alimentar internacional. Na atualidade essa situação sofreu algumas mudanças decorrentes do processo de liberalização das importações, pelo qual a oferta local de alimentos passou a contar com uma maior variedade de produtos oriundos do exterior. Com base em dados secundários e no trabalho de campo, realizado no segundo semestre de 2006, e considerando os fatores internos e externos, o objetivo geral do trabalho é compreender essas mudanças e suas implicações para a segurança alimentar. O trabalho de campo focalizou o consumo alimentar de famílias de classe-média, residentes na cidade da Praia, capital do país, visto serem estas as que têm melhor oportunidade de acesso a esses bens. Especificamente, analisa algumas facetas da globalização dos alimentos e suas implicações para o desenvolvimento e segurança alimentar de um país insular, Cabo verde
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9633
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Sociologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo9214_1.pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.