Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9626
Título: Estilo de vida e sociabilidade: relações entre espaço, percepções e práticas de lazer na sociedade contemporânea. Um estudo de caso em Gravatá, Pernambuco.
Autor(es): Lucia Hazin Alencar, Ana
Palavras-chave: Habitus; Segunda residência; Modos de vida; Distinção social; Estilo de lazer
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Lucia Hazin Alencar, Ana; Maria Junqueira, Lília. Estilo de vida e sociabilidade: relações entre espaço, percepções e práticas de lazer na sociedade contemporânea. Um estudo de caso em Gravatá, Pernambuco.. 2007. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: O objetivo desta tese consiste em identificar de que modo as práticas de lazer em espaço social rural configuram novas formas de estilo de vida e de sociabilidade na sociedade contemporânea e como se mostram os valores de distinção social nesses espaços. Para atingir esse objetivo procura-se conhecer a representação de lazer dos proprietários de segunda residência, enquanto uma dimensão do estilo de vida, e as orientações valorativas que conduzem à escolha de uma residência secundária em um lugar específico. É em Bourdieu que se busca o suporte necessário ao desenvolvimento do trabalho através, sobretudo, dos conceitos de gosto, habitus e estilo de vida, uma vez que para o autor, o habitus produz práticas diferenciadas e diferenciadoras que mantêm uma relação de dependência face ao conjunto de posições que o agente ocupa no espaço social. Recorre se, também, aos estudos de Simmel sobre a sociabilidade que é por ele definida como a forma lúdica de socialização que permite por seu caráter, relaxar, por instantes, o clima de seriedade e as hostilidades presentes no cotidiano. Embora a segunda residência seja para muitos um símbolo de status, de distinção social, ela é também um fator importante de sociabilidade que orienta a escolha de uma localidade específica para se vivenciar um estilo de vida e de lazer que contempla a convivência maior com a família e os amigos, em um ambiente de paz, de liberdade e integração entre os seres humanos e desses, com a natureza
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9626
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Sociologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9193_1.pdf1,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.