Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9606
Título: Espírito empreendedor feminino: relações de gênero, informalidade e microcrédito no Grande Recife.
Autor(es): Cecília Carvalho da Silva, Géssika
Palavras-chave: Microcrédito; Trabalho; Mulher
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Cecília Carvalho da Silva, Géssika; Maria Monteiro da Fonte, Eliane. Espírito empreendedor feminino: relações de gênero, informalidade e microcrédito no Grande Recife.. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: O objetivo desta dissertação consiste em identificar se os programas de microcrédito da Agência do Crédito, do Banco do Povo e do Centro de Apoio ao Microempreendedor (ambos em Recife) têm beneficiado a força de trabalho feminina, diminuindo a exclusão e a discriminação que são entraves para a inserção e permanência das mulheres no mercado de trabalho. Para tal, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com quinze beneficiárias dos programas já citados. A análise das entrevistas com as beneficiárias do microcrédito aponta que este tem favorecido as mulheres, não somente na geração de renda e no estímulo à capacidade empreendedora, mas também alcança a subjetividade dos atores sociais envolvidos nesta trama, no caso estudado as mulheres, despertando sentimentos de autonomia, satisfação, independência e auto-suficiência. Esta lucratividade oriunda da recorrência ao pequeno empréstimo e a percepção de benefício não passam necessariamente pela formalização do empreendimento (embora esta seja preocupação da maioria das entrevistadas), mas está na capacidade de suprir as necessidades de manutenção da renda familiar e assegurar um padrão de vida digno
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9606
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Sociologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9202_1.pdf5,17 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.