Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/954
Título: A aprendizagem de gerentes hoteleiros pelaótica de abordagens que enfatizam osrelacionamentos sociais
Autor(es): Ramos Ferreira Júnior, Wagner
Palavras-chave: Administração Gerência; Aprendizagem gerencial e situada Relacionamento social; Trajetória gerencial Atividade profissional Tipologia de relacionamentos
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Ramos Ferreira Júnior, Wagner; de Aquino Lucena, Eduardo. A aprendizagem de gerentes hoteleiros pelaótica de abordagens que enfatizam osrelacionamentos sociais. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: O objetivo central deste trabalho foi compreender aspectos da aprendizagem dos gerentes hoteleiros pela ótica de abordagens que enfatizam os relacionamentos sociais. Para tal, foram analisados dois casos, o Hotel Negócios e o Hotel Lazer. Certas perguntas de pesquisa, relacionadas à aprendizagem dos participantes durante suas carreiras profissionais, direcionaram o desenvolvimento desta investigação: a) como os respondentes se tornaram gerentes? b) como os gerentes têm aprendido por intermédio dos relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho? c) qual a classificação dos relacionamentos encontrados? Utilizou-se uma fundamentação teórica que abarca assuntos como aprendizagem situada e aprendizagem por meio de relacionamentos. Nos casos selecionados, houve a seleção de seis gerentes em cada hotel, em que o intuito foi buscar o entendimento do fenômeno estudado a partir dos próprios respondentes. A análise dos dados aconteceu em dois níveis, a análise dentro de cada caso e a análise cruzada entre eles, objetivando-se verificar as similaridades e diferenças entre ambos. A partir dos dados obtidos, conclui-se que: 1) O contexto do trabalhou influenciou os processos por meio dos quais os respondentes tornaram-se gerentes; 2) Os respondentes desenvolveram conhecimentos relacionados à gestão ao trabalharem nos diferentes setores da empresa; 3) Os participantes desenvolveram habilidades que colaboraram para o progresso profissional por meio da aquisição de experiência e conhecimentos ao colocarem a mão na massa ; 4) Os respondentes foram capazes de aprender, por meio dos relacionamentos estabelecidos, ao obterem orientação e ao observarem seus superiores; 5) Os relacionamentos interpessoais forneceram apoio para que os participantes fossem capazes de se desenvolver emocionalmente e profissionalmente
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/954
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1250_1.pdf825,07 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.