Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9529
Título: Modelagem e avaliação dinâmica de processos catalíticos trifásicos em reator de leito gotejante
Autor(es): Dias Da Silva, Jornandes
Palavras-chave: Reatores químicos trifásicos;Sistemas de equações diferenciais parciais
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Dias Da Silva, Jornandes; Roberto de Andrade Lima, Fernando. Modelagem e avaliação dinâmica de processos catalíticos trifásicos em reator de leito gotejante. 2003. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: A análise de reatores químicos trifásicos de leito fixo requer desenvolvimento de soluções de sistemas de equações diferenciais parciais com aplicação de métodos numéricos. Através dessas ferramentas têm sido possível simular o comportamento desses reatores, permitindo avaliações de seus componentes, constituindo importantes previsões para as realizações dos seus projetos individuais. A estimação de perfis de concentrações dos componentes presentes nas fases dos sistemas trifásicos caracteriza a quantificação das análises, garantindo informações completas a respeito do comportamento do sistema. No presente trabalho, o método das diferenças finitas é aplicado ao modelo que descreve o sistema reativo de hidrogenação e ao modelo que descreve o sistema da produção de ácido láctico. Busca-se analisar o comportamento de reatores de leito fixo, operando sob regime de leito gotejante. As equações de balanços de massa, juntamente com as condições iniciais e de contorno, são utilizadas para descrever os sistemas estudados, tendo suas soluções originadas das equações discretizadas conforme o método das diferencias finitas. O modelo desenvolvido permite, como 1a aplicação, a simulação do comportamento experimental do processo da produção de ácido láctico. De forma mais completa, procedese a modelagem do processo de hidrogenação do α-ME, simulando-se os comportamentos dos reagentes H2 e α-ME nas fases presentes no reator de leito gotejante. Simulações dinâmicas, com estímulos de concentrações na alimentação das fases gasosa e líquida do reator foram realizadas, destacando perfis de concentrações ao longo do reator e as respostas transientes. Evoluções das concentrações dos reagentes H2 e α-ME nas fases, sensibilidade do modelo e um exemplo de operação periódica forçada foram estudados
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9529
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Tecnologias Energéticas e Nucleares

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8995_1.pdf62,59 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.