Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9469
Título: Fatores associados ao sobrepeso em adolescentes
Autor(es): Rodrigo da Silva Lippo, Bruno
Palavras-chave: Atividade física; Sobrepeso; Pais; Adolescente; Antropometria.
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Rodrigo da Silva Lippo, Bruno; Eugenia Farias Almeida Motta, Maria. Fatores associados ao sobrepeso em adolescentes. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Esta dissertação de mestrado é apresentada sob a forma de um capítulo de revisão da literatura e um artigo original. O capítulo de revisão aborda o papel da atividade física, do sedentarismo dos adolescentes e do sobrepeso dos pais na ocorrência de sobrepeso e risco de sobrepeso em adolescentes. Estudos evidenciam a influência da inatividade física e do estilo de vida sedentário contribuindo para o sobrepeso, embora ainda haja resultados controversos. O artigo original teve o objetivo de determinar se a falta de atividade física e a conduta sedentária dos adolescentes e o sobrepeso dos pais são fatores de risco para sobrepeso e risco de sobrepeso em adolescentes de 15 a 19 anos de seis escolas da cidade do Recife. Foi realizado um estudo caso-controle e os resultados mostraram que o sobrepeso dos pais foi um fator de risco para a ocorrência de sobrepeso e risco de sobrepeso nos adolescentes. A inatividade física e a conduta sedentária dos adolescentes não tiveram relação com o sobrepeso e o risco de sobrepeso. Esta dissertação demonstra o sobrepeso dos pais como importante fator de risco para o sobrepeso dos filhos. Assim, para que medidas preventivas e terapêuticas para sobrepeso em adolescentes sejam bem sucedidas, deve-se observar também o estado nutricional dos pais, em especial, sem deixar de abordar a prática de atividade física e a eliminação das condutas sedentárias
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9469
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4136_1.pdf742,09 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.