Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9460
Título: Padronização de qualidades de feixes de raios-X para uso em radiologia odontológica
Autor(es): SANTOS, Marcus Aurélio Pereira dos
Palavras-chave: Equipamentos de raios-X odontológico; Espectrometria de raios-X; Qualidades de raios-X; Odontologia
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Aurélio Pereira dos Santos, Marcus; Abrahao Hazin, Clovis. Padronização de qualidades de feixes de raios-X para uso em radiologia odontológica. 2009. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Para estabelecer características ou propriedades dos equipamentos utilizados em radiodiagnóstico, tais como câmaras de ionização e detectores semicondutores, laboratórios de calibração oferecem uma série de condições de irradiação bem definidas, comumente chamadas de qualidades de raios-X, que podem ser utilizadas em estudos de fenômenos físicos e aplicações médicas. Estas qualidades podem ser especificadas em termos de alguns parâmetros do feixe, quais sejam: (a) energia média do feixe de raios-X; (b) resolução espectral; (c) 1a e 2a Camadas Semi-Redutoras (CSR), e (d) filtração total. Qualidades de radiação padronizadas têm sido utilizadas em diversos campos da aplicação da radiação ionizante, exceto na área de radiologia odontológica, principalmente em aplicações na área médica e na Física com feixes de raios-X de equipamentos monofásicos com retificação de meia onda. Visando preencher essa lacuna, um equipamento de raios-X monofásico com alta tensão e corrente do tubo ajustáveis, denominado equipamento de raios-X de potencial variável, foi desenvolvido neste trabalho, com objetivo de definir qualidades de feixes de raios-X odontológicos para fins de ensaios e calibração. Com base nos critérios da Portaria 453 ANVISA/MS, testes de desempenho, tais como medida da tensão de pico, camada semi-redutora, radiação de fuga, tamanho e uniformidade de campo, foram realizados no sistema de raios-X monofásico de potencial variável. Espectros de raios-X, para os potenciais de 50, 60 e 70 kVp, foram obtidos por meio de um detector de CdTe da Amptek. Estes espectros foram comparados com os obtidos em dez equipamentos de raios-X odontológicos comerciais. Os resultados mostraram que o comportamento do equipamento de potencial variável é similar aos equipamentos comerciais. A partir deste estudo, as qualidades de feixes de raios-X foram caracterizadas e implantadas no equipamento monofásico de potencial variável. Os espectros das qualidades de raios-X implantadas foram utilizados como referência para determinação de novas qualidades de raios-X, caracterizadas para um equipamento de potencial constante. Alterações na filtração total e potenciais aplicados ao tubo de raios-X do equipamento de potencial constante possibilitaram aproximar os espectros obtidos com o equipamento de potencial constante aos espectros obtidos para o equipamento monofásico de potencial variável. Desta forma, conjuntos de qualidades de raios-X foram padronizados e implantados em dois laboratórios de raios-X: um com equipamento odontológico de potencial variável e outro com equipamento de potencial constante. Os feixes de raios-X de referência obtidos para estes equipamentos possibilitarão, dentre outras aplicações, realizar ensaios e calibrações para fins de estudos científicos e prestação de serviços
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9460
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Tecnologias Energéticas e Nucleares

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8680_1.pdf3,46 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.