Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/944
Título: Fungos associados a tumores de cabeça e pescoço
Autor(es): Lemos de Andrade, Suanni
Palavras-chave: Tumor de cabeça e pescoço;Leveduras;Feohifomicose
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Lemos de Andrade, Suanni; Pereira Neves, Rejane. Fungos associados a tumores de cabeça e pescoço. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Fungos podem infectar secundariamente carcinoma de cabeça e pescoço, diante da imunossupressão local e de tratamentos imunossupressores, tornando-se importante o diagnóstico micológico precoce. Este estudo objetivou detectar fungos em tumor de cabeça e pescoço. Foram submetidos à biópsia 83 pacientes, obtendo-se 88 amostras teciduais, as quais foram segmentadas para exame histopatológico e micológico. Para o exame direto fragmentos de tecido foram clarificados com solução aquosa de hidróxido de potássio a 20%, e para cultura fragmentos inoculados nos meios ágar infusão de cérebro e coração e ágar Sabouraud, adicionados de cloranfenicol e mantidos em duplicata a 30°C e 37°C respectivamente. Foram detectadas estruturas fúngicas ao exame direto em 14% (12) das amostras e isolados Candida albicans (quatro), C. tropicalis (uma), C. parapsilosis (quatro), C. guillermondii (duas) acometendo áreas de laringe, cavidade bucal, lábio e pele na região da cabeça e pescoço. Em paciente com tumor de lábio foi diagnosticado feohifomicose sendo observado ao exame direto micélio e esporos demáceos. No diagnóstico histológico foi confirmado que 67% dos pacientes apresentavam carcinoma de células escamosas. Na classificação dos tumores malignos 50% ocorreram no estádio I seguido de estádio II e IV. Em apenas um caso foi verificado tumor de língua benígno. Fungos ocorrem em tumores de cabeça e pescoço e devido à gravidade de seus danos torna-se indispensável o diagnóstico preciso e precoce
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/944
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Biologia de Fungos

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo534_1.pdf1,73 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.