Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9421
Título: Percepção do adolescente obeso sobre as repercussões da obesidade em sua saúde
Autor(es): Queiroga Serrano, Solange
Palavras-chave: Obesidade; Adolescência; Promoção da saúde; Percepção; Imagem corporal.
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Queiroga Serrano, Solange; Gorete Lucena de Vasconcelos, Maria. Percepção do adolescente obeso sobre as repercussões da obesidade em sua saúde. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: A temática do presente estudo trata da obesidade em adolescentes sendo estruturada em duas partes: o capítulo do referencial teórico fundamentado pela revisão da literatura, e o artigo original construído sobre este tema. A revisão aborda aspectos históricos, epidemiológicos, biológicos, psicológicos, sociais e culturais da obesidade. Para este fim, realizou-se uma busca sistemática na literatura, utilizando os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), a partir de artigos científicos indexados nos bancos de dados Lilacs, Scielo, Medline e Capes, além de livros, dissertações e teses. Evidenciou-se que a obesidade se constitui em um problema de saúde pública e que o adolescente obeso está exposto a modificações de caráter biopsicossocial e cultural com reflexo na dinâmica de vida. O artigo original teve como objetivo avaliar a percepção do adolescente obeso sobre as repercussões da obesidade para sua saúde. Este, focalizando a abordagem qualitativa, foi construído a partir de um estudo descritivo exploratório, com base nos relatos de adolescentes obesos acompanhados no Ambulatório de Endocrinologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. De acordo com o método de amostragem por saturação, foram selecionados 15 adolescentes no período de abril a julho de 2007 que, através de entrevista semi-estruturada gravada, responderam a quatro questões norteadoras: 1) Para você, o que é obesidade? 2) Como você se percebe como adolescente obeso? 3) O que você pensa da obesidade em relação à sua saúde? e 4) Como você se cuida? As transcrições das gravações na íntegra foram realizadas no mesmo dia das entrevistas e, posteriormente, submetidas à análise de conteúdo, modalidade temática transversal, emergindo quatro temáticas, a saber: 1) A percepção do conceito de obesidade; 2) A obesidade afetando a autoimagem; 3) Obesidade versus Saúde; e 4) O difícil retorno à saúde. Os achados do artigo original revelaram que, a partir da percepção dos adolescentes obesos sobre as repercussões da obesidade, esta doença interfere na saúde e auto-imagem. O estudo ainda demonstrou ser imprescindível o apoio familiar e da equipe de saúde a este adolescente, visando uma qualidade de vida satisfatória
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9421
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4114_1.pdf465,35 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.