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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9420
Title: (Des)Caminhos do poder profissional docente: uma leitura das representações sociais do professor
Authors: COSTA, Maria Aparecida Tenório Salvador Da
Keywords: Profissão de professor; Poder profissional docente; Representação social
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Aparecida Tenório Salvador Da Costa, Maria; Weber, Silke. (Des)Caminhos do poder profissional docente: uma leitura das representações sociais do professor. 2009. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: Esta tese apresenta os resultados da investigação sobre as Representações Sociais de um grupo de professores do ensino superior, formadores de professores, acerca do poder profissional docente. Os fundamentos teórico-metodológicos de apreensão e análise das representações sociais dos professores pesquisados estão respaldados na Teoria das Representações Sociais, criada por Serge Moscovici e ampliada pelos demais pesquisadores desse campo de conhecimento. A pesquisa foi desenvolvida com professores de 13 (treze) cursos de licenciatura, de faculdades públicas e privadas do Estado de Pernambuco. Para acessar as representações sociais dos sujeitos da pesquisa foram realizados entrevistas semiestruturadas e dois grupos focais, esses grupos foram definidos segundo o critério de geração pedagógica . Foram, ainda, aplicados questionários aos professores entrevistados e a um conjunto de licenciandos. A investigação resultou em três representações sociais distintas Ilusão, Alvo, Evidência, que trazem as marcas dos processos formativos e práticos dos professores dos cursos de licenciatura. O estudo advoga a importância das representações sociais dos professores dos cursos de licenciatura, atinente ao poder profissional docente, pelo fato de elas se expressarem nas formas de (des)organização da profissão docente, além de revelarem os elementos constitutivos do poder profissional docente como: o conhecimento específico, o território delimitado no mercado de trabalho e o controle dos processos de formação e de exercício profissional desses docentes
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9420
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Sociologia

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