Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9416
Título: Modelo cinético para a formação do Ozônio extratosférico
Autor(es): PAULA, José Carlos de Freitas
Palavras-chave: Ozônio estratosférico; Modelo cinético; Tetracicloxigênio.
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Carlos de Freitas Paula, José; Carlos Pavão, Antonio. Modelo cinético para a formação do Ozônio extratosférico. 2008. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Propomos um mecanismo de transferência de elétrons pela ressonância da ligação de valência (RVB) de duas moléculas de O2 para formar a molécula de O4. Foram realizados cálculos de espaço ativo completo com teoria da perturbação e correção para o erro de superposição de base, que indicaram uma molécula diamagnética estável com simetria D2h e uma fraca ligação entre os monômeros, em boa concordância com os resultados experimentais. O modelo clássico para a descrição da formação e decomposição do ozônio estratosférico envolve três espécies O, O2 e O3, em um conjunto de quatro equações interconectadas formando o chamado mecanismo de Chapman proposto em 1930. O problema é que esse mecanismo simples superestima a concentração do O3. Nesse trabalho incluímos a reação O2 (3Sg) à O4 (1A1) no mecanismo de Chapman. Calculamos a constante de velocidade para a reação utilizando a teoria do estado de transição, obtendo os valores das funções de partição a partir dos dados termoquímicos das espécies envolvidas. Os parâmetros cinéticos foram empregados no software de simulação cinética CKS. O resultado final mostra uma melhoria no modelo de Chapman. Também analisamos os polímeros O6 e O8 mas que não são estáveis e não foram incluídos na cinética
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9416
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Química

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9050_1.pdf7,06 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.