Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9378
Title: O mercado é a lei ? da profissão ao trabalho : a construção da identidade profissional de estudantes de direito no Recife
Authors: Verissimo Do Amaral Neto, João
Keywords: Formação e socialização profissional; profissão; Estado; mercado de trabalho
Issue Date: 31-Jan-2008
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Verissimo Do Amaral Neto, João; Weber, Silke. O mercado é a lei ? da profissão ao trabalho : a construção da identidade profissional de estudantes de direito no Recife. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Abstract: O presente estudo aborda os estudantes de Direito no Recife com vistas a apreender as razões da escolha do curso e as estratégias ocupacionais que elaboram durante a fase de formação profissional. Em um contexto que tem o Estado como um dos principais empregadores de graduados de nível superior, o estudo busca, de um lado, identificar quais são e como são os discursos que ensejam os atos de atribuição do que é ser um advogado , expressos pelo MEC, pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e pelo órgão de classe e, por outro lado, como os estudantes externam, na fase de formação, discursos que expressam atos de pertencimento e construção de identidade de qual advogado eu quero ser ou, mesmo, se quero ser advogado . A metodologia qualitativa utilizada privilegiou o enfoque etnográfico, reunindo observações das três Instituições de Ensino Superior selecionadas, entrevistas semi-estruturadas com alunos ingressantes e em fase de conclusão do curso de Direito e exame de documentos orientadores ou reguladores do curso, de caráter nacional e local. Os resultados obtidos mostram que a escolha pela carreira de Direito tende a se voltar mais para o emprego que para a profissão e que a Instituição de Ensino Superior se constitui mais num ambiente de formação de práticos (diplomados) do que de profissionais (licenciados)
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9378
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Sociologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo4157_1.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.