Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9369
Título: Implantação de um programa de intercomparação de medidas de atividade de radiofármacos utilizados em serviços de medicina nuclear no nordeste
Autor(es): da Conceição de Farias Fragoso, Maria
Palavras-chave: Medicina nuclear; Calibradores de radionuclídeos; Radiofármacos; Controle da qualidade; Intercomparação.
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: da Conceição de Farias Fragoso, Maria; de Andrade Lima, Ricardo. Implantação de um programa de intercomparação de medidas de atividade de radiofármacos utilizados em serviços de medicina nuclear no nordeste. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Os calibradores de radionuclídeos são instrumentos essenciais nos serviços de medicina nuclear (SMN) para a determinação da atividade dos radiofármacos que serão administrados aos pacientes. O desempenho inadequado desses equipamentos leva a doses sub ou superestimadas, comprometendo o sucesso de diagnósticos ou terapias. A intercomparação é uma ferramenta importante para avaliação da qualidade da medição da atividade de radiofármacos nos serviços de medicina nuclear, uma vez que avalia o procedimento de medição como um todo, incluindo o desempenho dos profissionais envolvidos. O propósito deste trabalho é implantar o programa de intercomparação de medidas de atividade de radiofármacos utilizados em SMN localizados na região Nordeste do Brasil, utilizando fontes de 99mTc, 131I, 67Ga, 201Tl e 57Co. Um calibrador de radionuclídeos comercial foi caracterizado como equipamento de referência para este programa. O programa de medidas de atividade foi implantado em serviços de medicina nuclear dos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Verificou-se que 89% dos resultados apresentaram valores dentro dos limites estabelecidos pela CNEN (±10%) e 11% dos resultados foram considerados inaceitáveis decorrentes da utilização de equipamentos baseados em detectores do tipo Geiger-Müller e da falta de treinamento dos operadores. Os serviços cujas medidas se encontraram fora dos limites estabelecidos poderão contar com a colaboração do laboratório de referência, contribuindo com a otimização do procedimento de medição empregado pelo SMN
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9369
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Tecnologias Energéticas e Nucleares

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2678_1.pdf1,71 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.