Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9345
Título: Aplicações de métodos de química quântica: adsorção de H2 em Pd e um modelo para nucleons
Autor(es): FERREIRA, Joacy Vicente
Palavras-chave: Adsorção; Cálculos de orbitais moleculares; Quarks
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Vicente Ferreira, Joacy; Carlos Pavão, Antonio. Aplicações de métodos de química quântica: adsorção de H2 em Pd e um modelo para nucleons. 2008. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: A Química Quântica tem oferecido marcantes e variadas contribuições na descrição e previsão de inúmeros fenômenos da natureza. Referendando tal potencialidade, utilizamos neste trabalho os métodos de química quântica para abordar dois temas bastante distintos: adsorção de H2 em Pd e a descrição de nucleons através de um modelo molecular. Baseado na teoria do funcional da densidade e na teoria da ressonância nãosincronizada de Pauling descrevemos os estados moleculares envolvidos no mecanismo de adsorção e dissociação de H2 em superfície de paládio. Apesar de utilizarmos modelos de cluster extremamente simples (a superfície foi representada por um, dois e cinco átomos de Pd), os resultados foram bastante úteis para explicar a adsorção da molécula de hidrogênio e para mostrar, de forma inédita, que o estado pré-dissociativo corresponde à molécula adsorvida numa geometria inclinada em relação à superfície. Além desse estudo de adsorção, também mostramos a utilidade da química quântica na descrição de sistemas exóticos envolvendo quarks. Elaboramos um modelo molecular quark-boson bastante original para descrever o próton e o nêutron. Através de cálculos ab initio Hartree-Fock obtivemos curvas de energia potencial muito bem comportadas para os sistemas quark-boson propostos. Assim, foi possível calcular as dimensões dos nucleons e reproduzir a diferença de massa nêutron-próton em excelente concordância com o valor experimental
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9345
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Química

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4324_1.pdf2,39 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.