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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/925
Título: O processo de legitimação profissional no relacionamento entre organizacionais e seus clientes
Autor(es): Tibúrcio Cavalcant, Ivancil
Palavras-chave: Retórica profissional; Legitimação social; Consultoria
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Tibúrcio Cavalcant, Ivancil; Lincoln Carneiro Leão de Mattos, Pedro. O processo de legitimação profissional no relacionamento entre organizacionais e seus clientes. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Esta dissertação investiga como ocorre o processo de construção da legitimação social pelo consultor organizacional, em suas relações cotidianas com o cliente, durante a execução de seu ofício profissional para a organização contratante. Seu objetivo principal é entender como e por quais estratégias se dá o fenômeno social da legitimação do consultor tal como é construído por ele e percebido pelo cliente. Adotou-se a perspectiva teórica de entender a legitimação profissional enquanto fenômeno social, baseado na construção simbólica, especialmente pelo uso da linguagem na interação consultor-cliente. Afasta-se, assim, da perspectiva tradicional de encarar a legitimação por sua base legal. Utilizaram-se como arcabouço teórico as idéias dos seguintes autores principais: Parsons (1947), Freidson(1998), Schön(2000), Berger e Luckmann (1999), Halliday (1992) e Soares (1995). O método utilizado foi a pesquisa teórico-empírica de natureza qualitativa exploratória - descritiva. Os resultados constatam a importância do relacionamento e do desempenho anteriores do consultor para a legitimação. Também ficaram evidentes três tipos de legitimidade a cognitiva, a normativa e a legal para a justificação e para as variações especificas que ocorrem a partir da profissão de base do consultor. Além disso, revelou-se o uso estratégico de uma retórica ampliada que combina argumentos emocionais com apelos emotivos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/925
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Administração

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